SOLIDARIEDADE

Suécia já enviou mais de 800 toneladas de material hospitalar para instituições portuguesas

A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo tornou-se na 25.ª instituiçäo social portuguesa a receber material hospitalar doado por uma ONG sueca, num total de 800 toneladas provenientes de substituições de equipamentos. Os números foram transmitidos hoje pelos representantes da fundação AGAPE, uma Organização Não-Governamental sueca encarregue de gerir a doação de material substituído, a cada dois anos, nos hospitais daquele pais. Para Portugal, através do português Carlos Quaresma, emigrante na Suécia e dirigente da AGAPE, já foram feitos 86 transportes, cada um com oito a dez toneladas de material hospitalar e para reabilitação. "Estamos a falar de cerca de 30 milhões de euros de material que já vieram para Portugal nos últimos anos. Material que era dos hospitais suecos, entretanto substituído, mas que está em perfeitas condições", explicou José Augusto.

A antiga glória do Benfica foi convidada por Carlos Quaresma para o representar na chegada de mais um camião, com 8.700 quilos de material, neste caso a Viana do Castelo e com destino à Santa Casa da Misericórdia local. "Estamos a falar de material que é oferecido a instituições de carácter público. Nada disto pode ser entregue a privados", sublinha o ex-jogador, que hoje coordenou os trabalhos de entrega.

No total, foram doados 329 artigos, como um aparelho para testes visuais, camas hospitalares mecânicas, 82 muletas, 44 cadeiras de rodas, 53 andarilhos e até um piano. "São muitos milhares de euros em material que já não teremos necessidade de gastar porque este está em perfeitas condições. É um dia muito feliz para nós", admitiu à Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo.

Refira-se que, nos seus lares, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo tem actualmente 120 utentes, prestando ainda apoio domiciliário a 30 casais.

O material vai para já ficar depositado num armazém da Câmara de Viana, para ser triado, inventariado e depois distribuído pelas valências da instituição.

 

Data de introdução: 2011-07-20



















editorial

Educação: o pilar da inclusão e da solidariedade

Desde a sua fundação, a CNIS tem vindo a afirmar que a educação é, antes de mais, um direito de todos e um fator determinante para a inclusão social. Nesta edição do Solidariedade, reafirmamos esse compromisso...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Acolhimento de Imigrantes apela ao nosso humanismo pátrio
A entrada de imigrantes, em Portugal, tem sido um dos assuntos mais presentes na agenda do país. Na abordagem política tem predominado mais a ideologia que a defesa incontornável da...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A responsabilidade política e a crise das urgências
Duas grávidas perderam, com um intervalo de uma semana, os seus bebés depois de procurarem uma resposta de urgência num hospital público.  Num dos casos, segundo o...