VIANA DO CASTELO

Casa nova para instituição que recebe crianças e jovens há 60 anos

Uma instituição de Viana do Castelo recebe crianças e jovens em risco há 60 anos, data que será assinalada sexta-feira já nas novas instalações, que representaram um investimento superior a meio milhão de euros. A "Casa dos Rapazes" foi fundada em 1961, em Viana do Castelo, e recebe actualmente 43 crianças e jovens, dos oito aos 21 anos, em situação de risco ou perigo, de todo o país, que ali são colocados por decisão das comissões de protecção ou pelos tribunais.

"Será um dia muito especial, porque apesar de a mudança já estar em curso, vamos assinalar a recepção desta prenda muito especial para a nossa comunidade. Esta é a casa deles, para alguns há já muitos anos", explicou Rui Nascimento, director da instituição.

A primeira fase da construção das novas instalações está praticamente concluída, após um investimento de 500 mil euros, suportado pelo Ministério da Solidariedade Social em 307 mil euros e pelo Fundo de Socorro Social em 75 mil euros. A restante fatia foi assegurada pela instituição, nomeadamente através da valência de tipografia comercial de que dispõe.

"Na prática são duas casas a funcionar na mesma estrutura, cada uma com seis quartos triplos, duas salas, inclusive uma de estudo, e um gabinete de apoio. Isto vai permitir separar as crianças por faixas etárias e evitar efeito de contágio que se verifica", acrescentou.

Esta primeira fase contemplou ainda um investimento na cozinha e lavandaria, no valor de 90 mil euros, assegurados pela Missão Sorriso, e todo o mobiliário da área habitável foi oferecido pela EDP Gás. "Falta-nos avançar para a segunda fase, de 230 mil euros, para construção de áreas complementares, multiusos e para o apoio ao desenvolvimento de actividades, também para as crianças e jovens da restante comunidade, por exemplo no verão", acrescentou Rui Nascimento.

Durante o ano de 2012 a instituição pretende assinalar os 60 anos de existência com várias iniciativas, nomeadamente através de uma homenagem aos fundadores da "casa".

 

Data de introdução: 2012-01-13



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...