OLIVEIRA DO DOURO, VILA NOVA DE GAIA

Vereda D. Ximenes Belo dá acesso a novo Lar e Creche

Prémio Nobel da Paz, Bispo Emérito de Dili, em Timor Lorosae, D. Ximenes Belo tem agora uma artéria na cidade de Vila Nova de Gaia com o seu nome, mais concretamente na freguesia de Oliveira do Douro e é precisamente a que dá acesso ao novo Lar e Creche Quinta dos Avós, que este fim-de-semana foi inaugurado pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho.
A obra teve um investimento que ultrapassa os 1,6 milhões de euros e teve financiamento no âmbito do PARES 2, sendo da responsabilidade da Junta de Freguesia e da Associação Oliveirense de Socorros Mútuos, entre outras, e foi lançada, em Setembro de 2008, pelo actual presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, ainda como líder da freguesia de Oliveira do Douro.
D. Ximenes Belo vive actualmente entre os Salesianos em Portugal e foi com sincera humildade que descerrou a placa que perpetua o seu nome na toponímia gaiense.
A Vereda D. Ximenes Belo dá acesso ao novo equipamento social, com respostas para a Terceira Idade e a Infância. Para seniores, a ERI (Estrutura Residencial para Idosos) disponibiliza 30 quartos, num total de 40 vagas, uma vez que 10 dos quatros são duplos. Já para os mais novos, a creche está preparada para acolher 66 bebés dos quatro aos três anos, distribuídos por seis salas.
O secretário de Estado recordou as suas raízes de Gaia, lembrando tempos em que a situação social era bem mais difícil, ao mesmo tempo que elogiou o esforço feito por todos os envolvidos na edificação do novo equipamento social, que todos os oradores sublinharam ser bastante necessário para aquela freguesia gaiense.

 

Data de introdução: 2014-01-26



















editorial

Atualidades

O projeto-piloto SAD+Saúde foi anunciado e entrou em vigor em outubro de 2025, com o objetivo de integrar o apoio domiciliário com os cuidados de saúde para melhorar a autonomia e dignidade dos utentes. Este projeto reforça a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O poder local no futuro da ação social
Os vencedores das eleições autárquicas tomarão em breve em mãos o rumo das suas autarquias para os próximos quatro anos. Fazem-no num quadro institucional em...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS como protagonistas do desenvolvimento local
Com a fusão de freguesias, em muitos lugares do nosso país, as instituições que mais perto ficaram das populações foram a Paróquia, a Sociedade de Cultura,...