RELIGIÃO

Biografia de Papa Bento XVI chega a Portugal

Sai esta terça-feira a primeira biografia de Joseph Ratzinger publicada em Portugal. Chama-se "O Papa Bento XVI - O Guardião da Fé", e é da autoria do jornalista italiano Andrea Tornielli, com chancela da Editorial Presença. A obra será simultaneamente lançada em Espanha, França, Brasil e Polónia.

Na obra, o jornalista italiano aborda as linhas orientadoras do novo Papa, a sua anterior acção pastoral, a mensagem e ideias que serviram de base à actuação de Ratzinger como um cardeal desde sempre muito próximo do anterior Sumo Pontífice, João Paulo II.
É a primeira biografia do ex-cardeal Ratzinger publicada em Portugal, pois no mercado apenas estão editados ensaios e entrevistas.

Inclui ainda as intervenções e principais documentos publicados pela Congregação para a Doutrina da Fé, ministério da Cúria Romana da responsabilidade do cardeal antes de ter sido eleito Papa.

Joseph Ratzinger nasceu a 16 de Abril de 1927 na Alemanha, estudou línguas no liceu e em 1939 entrou num seminário, tendo-se doutorado em teologia na Universidade de Munique com a dissertação "Povo e a Casa de Deus na doutrina da Igreja de S. Agostinho".

Em 1981 foi nomeado Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica, e ainda da Pontifícia Comissão Teológica Internacional. Publicou textos contra os "teólogos da libertação" da América Latina, e tomou posições contra a homossexualidade, o sacerdócio de mulheres e a procriação medicamente assistida.

Em 1998 foi eleito vice-decano do colégio cardinalício e a 19 de Abril deste ano foi eleito 265/o Papa, num dos conclaves mais curtos da história da Igreja Católica.

Em Portugal estão publicados da sua autoria: "Europa: Os seus Fundamentos Hoje e Amanhã" (2005), "A Igreja e a Nova Europa" (1993) e "Diálogos sobre a Fé" (1985).

 

Data de introdução: 2005-05-18



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.