RELIGIÃO

Biografia de Papa Bento XVI chega a Portugal

Sai esta terça-feira a primeira biografia de Joseph Ratzinger publicada em Portugal. Chama-se "O Papa Bento XVI - O Guardião da Fé", e é da autoria do jornalista italiano Andrea Tornielli, com chancela da Editorial Presença. A obra será simultaneamente lançada em Espanha, França, Brasil e Polónia.

Na obra, o jornalista italiano aborda as linhas orientadoras do novo Papa, a sua anterior acção pastoral, a mensagem e ideias que serviram de base à actuação de Ratzinger como um cardeal desde sempre muito próximo do anterior Sumo Pontífice, João Paulo II.
É a primeira biografia do ex-cardeal Ratzinger publicada em Portugal, pois no mercado apenas estão editados ensaios e entrevistas.

Inclui ainda as intervenções e principais documentos publicados pela Congregação para a Doutrina da Fé, ministério da Cúria Romana da responsabilidade do cardeal antes de ter sido eleito Papa.

Joseph Ratzinger nasceu a 16 de Abril de 1927 na Alemanha, estudou línguas no liceu e em 1939 entrou num seminário, tendo-se doutorado em teologia na Universidade de Munique com a dissertação "Povo e a Casa de Deus na doutrina da Igreja de S. Agostinho".

Em 1981 foi nomeado Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica, e ainda da Pontifícia Comissão Teológica Internacional. Publicou textos contra os "teólogos da libertação" da América Latina, e tomou posições contra a homossexualidade, o sacerdócio de mulheres e a procriação medicamente assistida.

Em 1998 foi eleito vice-decano do colégio cardinalício e a 19 de Abril deste ano foi eleito 265/o Papa, num dos conclaves mais curtos da história da Igreja Católica.

Em Portugal estão publicados da sua autoria: "Europa: Os seus Fundamentos Hoje e Amanhã" (2005), "A Igreja e a Nova Europa" (1993) e "Diálogos sobre a Fé" (1985).

 

Data de introdução: 2005-05-18



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...