Famalicão inaugura Universidade Sénior

Ocupar os tempos livres dos idosos famalicenses, proporcionando-lhes a possibilidade da aprendizagem constante, através do convívio salutar e útil entre gerações é um dos principais objectivos da recém-criada Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão.

Criada pela Associação da Terceira Idade de Famalicão (ATIF), com o apoio da Câmara Municipal, a Universidade Sénior lecciona deste o passado dia 16 de Maio, contando já com mais de 40 pré-inscrições de seniores famalicenses, que pretendem frequentar a universidade. As aulas de Português, História, Inglês, Pintura e Informática serão leccionadas por sete professores voluntários e destinam-se a famalicenses com mais de 50 anos, tendo como único encargo uma mensalidade de 10 euros.

Segundo a presidente da ATIF, Fernanda Costa, o principal objectivo destas aulas “é possibilitar aos seniores famalicenses o acesso a disciplinas adaptadas à sua realidade, promovendo também a sua participação em actividades recreativas, como a pintura e a informática”.

Com esta iniciativa, a Associação da Terceira Idade de Famalicão visa incentivar a participação e organização dos seniores em actividades culturais e de lazer, divulgar a história, as línguas, a arte, a informática, as tradições, os locais e demais fenómenos culturais entre os idosos, ser um pólo de informação e divulgação de serviços e direitos dos seniores, desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações famalicenses e fomentar o voluntariado na e para a comunidade.

A Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão, está instalada na Rua Narciso Ferreira, Nº 57, 1º andar (junto à Tabacaria Sampaio).

 

Data de introdução: 2005-06-03



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...