As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens vão ser reforçadas com mais 120 a 130 técnicos permanentes, para colmatar a falta de especialistas capazes de acompanhar os menores em risco, anunciou o ministro da Segurança Social.
No Dia Mundial da Criança, o ministro Viera da Silva anunciou esta medida destinada a reforçar a eficácia das comissões de menores, que se "confrontam com muitas dificuldades, apesar do esforço feito pelas centenas de profissionais" que lá trabalham. "Pedi ao Instituto da Segurança Social que estudasse as condições de reforço para aumentar a capacidade de intervenção", disse o ministro da Solidariedade e Segurança Social, prevendo que as instituições comecem a apresentar já em Junho as candidaturas para mais técnicos.
Consciente de que esta é uma área "em que há sempre mais a fazer", Viera da Silva anunciou que "as comissões poderão ter um reforço de 120 a 130 técnicos permanentes", para que possam "trabalhar em melhores condições e sejam menores os riscos".
"Existem já técnicos que dão apoio, mas é preciso técnicos especializados, principalmente nas áreas sociais, sendo que cabe às comissões definir qual a vertente social dos técnicos que necessitam", acrescentou o ministro à margem da cerimónia de comemoração do Dia da Criança que se realizou hoje no Parque das Nações.
Data de introdução: 2005-06-08