CAMPANHA

Laços azuis para alertar consciências

Dar visibilidade ao combate aos maus-tratos a crianças e promover e proteger os direitos dos mais novos é o objetivo da campanha da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Guimarães que pretende que nos estabelecimentos escolares, e demais edifícios públicos da cidade, sejam colocados o maior número possível de laços azuis, de enormes dimensões (dois metros), como meio de despertar consciências.

O desafio é o de cada entidade produzir o máximo de laços azuis, seguindo o modelo disponibilizado pela CPCJ, devendo um ser colocado na fachada do edifício e os restantes doados à comunidade para que sejam colocados também noutros edifícios públicos ou privados, identificados pelos estabelecimentos escolares aderentes.

A colocação dos laços azuis deve acontecer esta sexta-feira, dia 15 de Maio, o Dia Internacional da Família, lá permanecendo até ao dia 15 de Junho.

O mesmo repto foi também lançado, através da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, a todos os comerciantes e industriais de Guimarães, convidando-os a colocarem de forma visível nos seus estabelecimentos os laços azuis.

Recorde-se que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Estados Unidos, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. É que a história de Bonnie Finney remetia para os maus-tratos à sua neta, que já lhe haviam custado a vida de um outro neto.

 

Data de introdução: 2015-05-13



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...