CONFERÊNCIA REFUGIADOS

Os desafios de acolher e integrar menores não-acompanhados

No contexto da grave crise humanitária que vivemos, com a chegada maciça à Europa de pessoas com necessidade de proteção internacional, a CNIS tem-se vindo a preparar, ao longo dos últimos meses, para o acolhimento e integração dos menores não-acompanhados a acolher em Portugal.

Com o objetivo de reafirmar o empenho do Estado português e da CNIS no acolhimento de refugiados, em geral, e de menores não-acompanhados, em especial, proporcionando um momento de reflexão e discussão sobre os desafios inerentes a este processo, terá lugar no Porto, no próximo dia 3 de novembro de 2016, a conferência «Menores Não-Acompanhados - Preparar o Acolhimento».

Debater-se-á, desde logo, esta crise de refugiados e em que medida a comunidade internacional tem vindo a falhar. Mas falar-se-á também sobre o que implica o reconhecimento do estatuto de proteção internacional a estes menores, designadamente ao nível das soluções de vida que lhes podem ser oferecidas.

Por último, o foco será dedicado aos desafios de acolher, mas principalmente de integrar menores provenientes de outros contextos, designadamente religiosos e culturais.

Haverá ainda um momento dedicado à perspetiva que têm de todo este processo aqueles que vão ser, ao fim e ao cabo, os pares destas crianças, isto é, as outras crianças que estão do lado de cá.

A entrada é livre, mediante inscrição prévia aqui, até ao próximo dia 31 de Outubro, segunda-feira.

 

Data de introdução: 2016-10-27



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...