AGENDA DE GERONTOLOGIA

«Aprender, Envelhecer… SER»

A Agenda de Gerontologia «Aprender, Envelhecer… SER» 2017, da autoria de Sandra Paula Barradas e Albertina Lima Oliveira, para além de ser um instrumento de organização pessoal, apresenta uma vertente social, relacionada com o envelhecimento e com as melhores práticas gerontológicas, mas também solidária, uma vez que parte do valor das receitas reverte para a Alzheimer Portugal.
O grande objetivo das autoras é oferecer aos leitores (cidadãos em geral e cuidadores formais e informais de pessoas idosas em particular) um recurso prático, inspirador, com informação atualizada, rigorosa e credível, no âmbito de diversas temáticas gerontológicas, acompanhar nas atividades do dia-a-dia, ajudar a repensar as temáticas e práticas gerontológicas e promover o envelhecimento ativo e bem-sucedido.
Não aspirando ser um recurso que ofereça respostas cabais, pretende simplesmente facultar pistas e suscitar mais interesse e curiosidade da parte dos técnicos para com as diversas temáticas gerontológicas e inspirar intervenções mais eficazes e adequadas ao seu público-alvo: adultos idosos.
Assim, a agenda integra um conjunto de ferramentas com aplicabilidade prática que visam enriquecer a ação dos diversos técnicos que desenvolvem o seu trabalho com pessoas de idade avançada em várias instituições e contextos, inclusivamente em áreas de investigação mais recente.
Para além de um instrumento de planificação e organização pessoal, a Agenda de Gerontologia, organizada em torno de 12 temáticas, permitirá que o trabalho dos técnicos venha a ser desenvolvido com maior solidez, já que lhes proporcionará informação relevante sobre a forma como desenvolver um trabalho mais fundamentado cientificamente, ou seja, mais rigoroso.
As 12 temáticas, que servem de separador, são: intervenções com pessoas idosas; intergeracionalidade; alimentação; saúde e prevenção vascular; educação emocional; mindfulness; demências; cuidadores; polimedicação; intervenção no luto; design e arquitetura de espaços para pessoas idosas; e soluções de base tecnológica.
A agenda é um produto das Edições Alma Letra, editada em Dezembro de 2016 e, desde então, faz parte do quotidiano de centenas de estudantes, profissionais e instituições da área do envelhecimento que a utilizam como ferramenta de trabalho diária. Apesar de estarmos a meio do ano, a Agenda de Gerontologia 2017 continua a ser procurada pelos seus conteúdos, pois a informação que contém tem como base a investigação mais recente, atualizada e credível.
Para além disto, na Agenda o utilizador pode encontrar artigos temáticos, modelos de boas práticas, pistas para intervenção e poemas e reflexões e ainda diversos recursos como bibliografia, filmografia, webgrafia, redes de apoio e sugestões de atividades direcionadas para o trabalho com os seniores.
A Agenda pode ser adquirida através das Edições Alma Letra (almaletra.edicoes@gmail.com) sem qualquer encargo com portes (Portugal Continental e Insular).

 

Data de introdução: 2017-08-01



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...