CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE SANTO ALEIXO

IPSS de Portalegre vai abrir lar para 33 idosos

O município de Monforte, no distrito de Portalegre, anunciou hoje a abertura, na segunda-feira, de um lar de idosos na freguesia anto Aleixo, num investimento de 1,2 milhões de euros.

O equipamento, que vai ser gerido pelo Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, tem capacidade para acolher 33 utentes, em regime de permanência, e permite criar, pelo menos, 15 postos de trabalho. 

"É um momento histórico para a freguesia de Santo Aleixo e para o concelho de Monforte", disse à agência Lusa o presidente do município, Gonçalo Lagem, lembrando que a obra era "sonhada pelas pessoas há mais de 30 anos". 

Segundo o autarca, Santo Aleixo era a única freguesia do concelho que não tinha um lar de idosos.  

As obras foram comparticipadas em 80% através do pacto de coesão da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), cabendo a restante verba à câmara, que cedeu também o terreno.

Gonçalo Lagem recordou que as obras começaram em outubro de 2017, "mas que nem tudo correu bem".

"Não foi cumprido por parte do empreiteiro o prazo de execução da obra, por um período de 10 meses, situação que conduziu a aplicação de multas à empresa construtora", referiu.

O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo desenvolve outros serviços de apoio a idosos e carenciados da freguesia, nomeadamente através das valências de centro de dia e domicílio, dando emprego a 10 pessoas.

A cerimónia de entrega das instalações e mobiliário à entidade gestora está agendada para segunda-feira, pelas 11:00.

 

 

Data de introdução: 2019-08-22



















editorial

ANO NOVO – NOVOS DESAFIOS

(...) Deve relevar-se como um passo muito significativo o compromisso constante do Pacto de Cooperação, no sentido de o Estado e as Instituições deverem repartir de forma equitativa os encargos com as respostas sociais em que existem...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A revisão do Pacto para a Solidariedade
Nos últimos dias do ano transato os Presidentes da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (AMNP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORT. DO VOLUNTARIADO

ESTRATÉGIA NACIONAL DE COMBATE À POBREZA: Um nobre desafio a Portugal
Finalmente, foi aprovada uma Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP). Apesar de haver aspetos importantes por conhecer, no que respeita a exequibilidade desta Estratégia, em...