CNIS ORGANIZA CICLO DE WEBINARS A 19 E 20 DE MAIO

“A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência”

A Direção da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade vai levar a cabo um ciclo de webinars designado “A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência”, a realizar nos dias 19 e 20 de maio, onde serão abordados temas de grande relevância para as Pessoas com Deficiência e as Instituições do Sector Social e Solidário.
Maria de Lourdes Pombo, da Direção da CNIS, explica a importância desta iniciativa: “A realização do ciclo de webinars "A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência", nos próximos dias 19 e 20 de maio, visa a afirmação de que todas as pessoas com deficiência são cidadãs de pleno direito, na dignidade, na igualdade de tratamento a uma vida independente, à autonomia e à plena representação e participação na sociedade, que se quer seja inclusiva. Afirmar a indispensabilidade da existência de políticas inclusivas. Visa igualmente contribuir para o combate à discriminação em razão da deficiência, ao estigma e preconceito.
Uma saudação, e desde já uma palavra de agradecimento, aos que vêm partilhar connosco o seu saber, experiência e responsabilidade em prole da vida e dos direitos das pessoas com deficiência em domínios como a intervenção precoce e a educação inclusiva, a formação profissional e a empregabilidade, a integração e a vida independente na sociedade, o maior acompanhado e a institucionalização versus não institucionalização.
Contamos com a participação de membros do Governo, dirigentes de entidades públicas e do setor solidário, investigadores e de testemunhos na 1ª pessoa.
Acreditamos que será dada, com esta iniciativa, um contributo para a vida e a concretização dos direitos das pessoas com deficiência".
No dia 19 de maio, a reflexão incidirá sobre a Intervenção Precoce na Infância (Painel 1), onde se abordarão as perspetivas de ação futuras do SNIPI - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, a sua transversalidade e o papel do Setor Social e Solidário na sua concretização. Ainda no mesmo dia, será debatida a Educação Inclusiva (Painel 2), a sua significância, a função dos Centros de Recursos para a Inclusão na inclusão das Crianças e Jovens, o papel do Setor Social e Solidário na concretização deste desígnio.
O dia 20 será dedicado à Formação Profissional e Empregabilidade (Painel 3) com intervenções relativas às medidas de emprego e formação profissional para as Pessoas com Deficiência, a sua concretização e desafios futuros e o papel que as Instituições de Solidariedade Social desempenham na promoção da empregabilidade das Pessoas com Deficiência. Para concluir, o debate sobre o Direito à vida Independente na Comunidade (Painel 4), no qual serão refletidos temas tão diversos quanto absolutamente basilares para as pessoas com deficiência, designadamente o regime do maior acompanhado, respostas sociais para maiores de 18 anos, a não institucionalização e os centros de apoio à vida independente.
Cada painel será moderado por um jornalista com trabalho desenvolvido ou especial interesse nas temáticas e contará com uma intervenção de uma entidade pública com atribuições nas matérias em debate, o testemunho de uma família ou beneficiário, assim como da investigação científica e académica.
Conheça o programa AQUI e para os interessados a inscrição deve ser feita através do seguinte LINK.

 

Data de introdução: 2021-05-07



















editorial

TRATOS E ABUSOS

Todos ficámos abalados com os relatos de abusos sexuais praticados por agentes pastorais. São dilacerantes, são muitos os abusadores e são muitas as vítimas.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis
Os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica têm sido uns dos assuntos mais marcantes da agenda mediática do nosso país. Nunca os erros de alguém podem ser...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

O significado de alguns dados do último recenseamento
Em cada dez anos o Instituto Nacional de Estatística responsabiliza-se por proceder à elaboração do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da...