CNIS ORGANIZA CICLO DE WEBINARS A 19 E 20 DE MAIO

“A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência”

A Direção da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade vai levar a cabo um ciclo de webinars designado “A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência”, a realizar nos dias 19 e 20 de maio, onde serão abordados temas de grande relevância para as Pessoas com Deficiência e as Instituições do Sector Social e Solidário.
Maria de Lourdes Pombo, da Direção da CNIS, explica a importância desta iniciativa: “A realização do ciclo de webinars "A Vida e os Direitos das Pessoas com Deficiência", nos próximos dias 19 e 20 de maio, visa a afirmação de que todas as pessoas com deficiência são cidadãs de pleno direito, na dignidade, na igualdade de tratamento a uma vida independente, à autonomia e à plena representação e participação na sociedade, que se quer seja inclusiva. Afirmar a indispensabilidade da existência de políticas inclusivas. Visa igualmente contribuir para o combate à discriminação em razão da deficiência, ao estigma e preconceito.
Uma saudação, e desde já uma palavra de agradecimento, aos que vêm partilhar connosco o seu saber, experiência e responsabilidade em prole da vida e dos direitos das pessoas com deficiência em domínios como a intervenção precoce e a educação inclusiva, a formação profissional e a empregabilidade, a integração e a vida independente na sociedade, o maior acompanhado e a institucionalização versus não institucionalização.
Contamos com a participação de membros do Governo, dirigentes de entidades públicas e do setor solidário, investigadores e de testemunhos na 1ª pessoa.
Acreditamos que será dada, com esta iniciativa, um contributo para a vida e a concretização dos direitos das pessoas com deficiência".
No dia 19 de maio, a reflexão incidirá sobre a Intervenção Precoce na Infância (Painel 1), onde se abordarão as perspetivas de ação futuras do SNIPI - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, a sua transversalidade e o papel do Setor Social e Solidário na sua concretização. Ainda no mesmo dia, será debatida a Educação Inclusiva (Painel 2), a sua significância, a função dos Centros de Recursos para a Inclusão na inclusão das Crianças e Jovens, o papel do Setor Social e Solidário na concretização deste desígnio.
O dia 20 será dedicado à Formação Profissional e Empregabilidade (Painel 3) com intervenções relativas às medidas de emprego e formação profissional para as Pessoas com Deficiência, a sua concretização e desafios futuros e o papel que as Instituições de Solidariedade Social desempenham na promoção da empregabilidade das Pessoas com Deficiência. Para concluir, o debate sobre o Direito à vida Independente na Comunidade (Painel 4), no qual serão refletidos temas tão diversos quanto absolutamente basilares para as pessoas com deficiência, designadamente o regime do maior acompanhado, respostas sociais para maiores de 18 anos, a não institucionalização e os centros de apoio à vida independente.
Cada painel será moderado por um jornalista com trabalho desenvolvido ou especial interesse nas temáticas e contará com uma intervenção de uma entidade pública com atribuições nas matérias em debate, o testemunho de uma família ou beneficiário, assim como da investigação científica e académica.
Conheça o programa AQUI e para os interessados a inscrição deve ser feita através do seguinte LINK.

 

Data de introdução: 2021-05-07



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.