EDUCAÇÃO

8 mil escolas europeias em comunicação

Oito mil escolas de toda a Europa, entre elas 241 portuguesas, estão registadas num portal europeu criado pela Comissão Europeia para que alunos e estabelecimentos comuniquem entre si. O portal www.eTwinning.net, lançado em Janeiro de 2005, visa facilitar o processo de geminação de escolas e dar aos professores ideias e ferramentas para pôr em pratica os seus próprios projectos.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, o início do ano lectivo é o momento ideal para os professores pensarem na geminação da sua escola. O eTwinning é considerado simples e eficaz para as escolas de diferentes países europeus aprenderem umas com as outras, partilhando ideias e recursos e fazendo novos amigos, tudo através das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

O portal apresenta uma selecção de projectos em várias matérias que os professores podem adaptar às suas turmas, ajuda as escolas a encontrar parceiros e lança um tema mensal com notícias, entrevistas, materiais didácticos e um "fórum temático" para partilhar ideias.

Em Outubro, o tema de debate é o eclipse solar, ilustrado através da matemática, ciências, ambiente e geografia e o de Novembro diz respeito às TIC na educação, inspirado pela Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação.

As oito mil escolas registadas até agora no eTwinning estão colectivamente envolvidas em cerca de 500 projectos, envolvendo uma ampla variedade de assuntos. Alguns projectos podem envolver simplesmente um sítio Web comum, mantido pelos alunos, enquanto outros podem abranger um quadro cooperativo entre escolas.

A título de exemplo a comissão refere que há uma escola primária na Letónia que se geminou com outra na Hungria, de modo a que os alunos possam controlar e comparar a qualidade da água nos rios que correm próximos das suas escolas. Ao longo de meses trocam a sua experiência e publicam os resultados num sítio Web conjunto. Até 2007, a Comissão Europeia espera ter dez por cento das escolas europeias (30 mil) a participar no portal.

 

Data de introdução: 2005-10-16



















editorial

As amas em Creche Familiar

Publica-se neste número do “Solidariedade” o texto do acordo com a FSUGT, na parte que contempla também os novos valores de remunerações acordado para vigorar a partir de 1 de janeiro de 2024.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do contributo da CNIS para as próximas eleições
É já tradição que as organizações de diferentes âmbitos, aproveitem os atos eleitorais para fazerem valer as suas reivindicações mais...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Cuidar da democracia
Neste ano vamos a eleições pelo menos duas vezes (três para os açorianos), somos chamados a renovar o nosso laço político com a comunidade, escolhendo...