MEDIDA APROVADA EM CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO

Aumento intercalar das pensões chega em julho

O aumento intercalar de 3,57% das pensões a partir de julho, aprovado em Conselho de Ministros, vai abranger todas as pensões incluindo as que começaram a ser pagas em 2022.
A garantia foi deixada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no final do Conselho de Ministros extraordinário e que visou adequar algumas medidas à revisão em alta de alguns indicadores macroeconómicos tal como prevê o Programa de Estabilidade (PE) 2023-2027 apresentado esta segunda-feira (dia 17).
"Estes 3,57% [do aumento intercalar] serão aplicados a todas as pensões em pagamento", afirmou Ana Mendes Godinho, detalhando que a medida abrange, assim, as pensões cujo valor vai até aos 12 Indexantes de Apoios Sociais (IAS) e que "abrangerá também as pessoas que se reformaram no ano passado".
Recorde-se que as regras determinam que as pensões não são abrangidas pela primeira atualização anual que se segue à sua atribuição.
Durante a conferência de imprensa, em que esteve o primeiro-ministro, tanto o chefe do Governo como a ministra do Trabalho precisaram que, com este aumento intercalar de 3,57%, as pensões até 2 IAS ficarão com um aumento (somado ao de janeiro) global de 8,40%, enquanto as de valor entre 2 e 6 IAS terão uma atualização global de 8,06% e as acima de 6 IAS de 7,46%.
 

 

Data de introdução: 2023-04-18



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.