DIA 24 DE OUTUBRO, NA FACULDADE DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

CNIS convoca todas as IPSS para debater a relação Saúde e Ação Social nas respostas residenciais

A CNIS está a promover o seminário «Complementaridade entre as áreas da Saúde e da Ação Social nas Respostas Sociais de Acolhimento», que decorrerá, no próximo dia 24 de outubro, no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
O seminário tem como público-alvo dirigentes e técnicos das respostas sociais de acolhimento.
Os grandes objetivos que a CNIS pretende alcançar com a realização deste evento são: refletir sobre a prestação de cuidados nas respostas sociais de acolhimento residencial (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Lar Residencial, Casas de Acolhimento, Centros de Apoio à Vida, Centros de Alojamento Temporário e Residências de Autonomia para a Inclusão, entre outras); definir os caminhos operacionais para implementação das políticas públicas definidas; e identificar metodologias de articulação entre as IPSS, a Segurança Social e a Saúde de forma a assegurar cuidados individualizados e integrados que respondam às necessidades dos utentes em todos os domínios, garantindo uma intervenção holística.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória e deve ser efetuada AQUI.

PROGRAMA

09h00 – Receção dos participantes

09h30 – Sessão de abertura (com Álvaro Garrido, diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Gil Tavares, presidente da Direção da UIPSS Coimbra, Maria João Quintela, vogal da Direção da CNIS, e José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (*)

10h00 – Conferência «Cuidar em resposta social de acolhimento» (com António Leuschner, médico psiquiatra e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia)

10h30 – Intervalo para café

10h45 – Painel «Que cuidados? Da prevenção à integração e continuidade de cuidados» (com Gabriela Nunes, da ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Paula Aguiar e Marisa Teixeira, da Fundação Nuno Silveira, Sara Sousa, do Centro Social Vale do Homem, Célia Pereira, da ASFE – Associação de Socorros da Freguesia da Encarnação, e moderação de Filomena Bordalo, assessora da CNIS)

12h15 – Debate

12h30 – Intervalo para almoço livre

14h30 – Mesa-redonda «A complementaridade de cuidados nas respostas sociais de acolhimento – sucessos, dificuldades e perspetivas» (com Manuel Antunes, da Cáritas Diocesana de Coimbra, João Calão, da ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, Maria da Luz Silva, da Associação A Casa do Caminho, Deolinda Miranda, da APPACDM de Portalegre, Mariana Costa, do Centro Social Paroquial N.ª S.ª das Virtudes de Ventosa, Catarina Marcelino, vice-presidente do ISS, Fernando Araújo, diretor-executivo do SNS, e moderação de Fernanda Rodrigues, assistente social, investigadora e professora universitária.

16h30 – Debate

17h00 – Conclusões e Sessão de encerramento (com Horácia Pedrosa, presidente da Mesa da Assembleia Geral da UIPSS Coimbra, Lino Maia, presidente da CNIS, e Ricardo Mestre, secretário de Estado da Saúde).

 

Data de introdução: 2023-10-04



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...