APOIO FINANCEIRO PARA CRIAR NOVAS SALAS DE PRÉ-ESCOLAR

Governo alarga prazo de candidaturas para 27 de agosto

O prazo para submissão de candidaturas ao Aviso para Atribuição de Apoio Financeiro para o Aumento da Oferta da Educação Pré-Escolar foi prorrogado até 27 de agosto de 2025.
A medida visa reforçar o número de vagas e de salas em estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, contribuindo para o alargamento da rede pública e solidária e garantindo o acesso de mais crianças à educação.
O prolongamento do prazo decorre no âmbito do Compromisso de Cooperação para o Sector Social e Solidário, relativo ao biénio 2025/2026, que sublinha a necessidade de colaboração entre o Estado e as IPSS para expandir a oferta educativa.
De acordo com a Portaria n.º 185-B/2025/1, de 14 de abril, podem candidatar-se ao apoio financeiro as IPSS, ou entidades legalmente equiparadas, com acordo de cooperação tripartido para a resposta «Estabelecimento de Educação Pré-Escolar» em vigor.
O financiamento será de 15 mil euros por sala criada nas áreas geográficas carenciadas identificadas no Anexo I do Aviso, sendo a análise das candidaturas efetuada segundo os critérios e ponderações definidos no Anexo II.
As candidaturas devem ser submetidas até 27 de agosto de 2025, através dos procedimentos administrativos previstos no aviso.
Este alargamento de prazo reflete a falta de candidaturas por parte das IPSS, que, através da CNIS, já informaram que têm capacidade instalada que está desaproveitada.
Leia AQUI a informação da CNIS enviada a 4 de agosto às suas associadas.

 

Data de introdução: 2025-08-20



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...