SEGURANÇA SOCIAL

Regimes especiais de aposentação eliminados

O Governo aprovou um decreto que concluiu o processo de convergência com o regime geral da Segurança Social para efeitos de reforma e em que a maioria dos actuais regimes especiais de aposentação é eliminada.

Em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, referiu que apenas os serviços e forças de segurança e equiparados não terão uma eliminação pura e simples dos seus regimes especiais de aposentação, embora sejam alvo de "uma adaptação".

De acordo com o secretário de Estado, ao longo dos próximos dez anos, a maioria dos actuais regimes especiais de aposentação "aproximar-se-á de forma progressiva do regime geral", que fixa a idade de reforma nos 65 anos ou ao fim d e 40 anos de serviço. "Muitas das bonificações que vigoravam para efeitos de acréscimo na contagem de tempo de serviço, que eram variáveis entre os 15 e os 25 por cento, são agora eliminadas". "Haverá uma bonificação única de 15 por cento sobre o tempo de serviço prestado e que beneficiará apenas os agentes dos serviços e forças de segurança e equiparados", acrescentou.

Este último grupo, que terá o seu regime de aposentação "adaptado" - e nos quais se contam as forças policiais, de investigação criminal, de fiscalização, agentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e dos corpos das guardas Florestal e Prisional - a idade das reforma fixar-se-á progressivamente nos 60 anos .

"Os objectivos do diploma são os de eliminar os regimes especiais destituídos de justificação razoável no actual contexto e de adaptar os restantes, harmonizando-os entre si e fazendo-os participar no movimento de convergência do regime de pensões aplicável à generalidade dos funcionários públicos", sublinhou o membro do Governo.

03.11.2005

 

Data de introdução: 2005-11-11



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...