AMBIENTE

Portugal não cumpre Protocolo de Quioto

Portugal excedeu os limites de emissão de gases com efeito de estufa a que se comprometeu no Protocolo de Quioto e nos compromissos assumidos no seio da União Europeia, atingindo 36,7% no período 1990-2003.

Os dados da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas foram divulgados em Montreal, em vésperas da Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.

Estes resultados situam-se quase 10 pontos acima do aumento máximo de 27% de emissões que Portugal poderia fazer até 2012.
Neste posicionamento, destacam-se os níveis de dióxido de carbono de 47,4% libertados em Portugal em 2003, quando o máximo permitido era de 40% até 2012.

No País, o sector dos Transportes é o maior causador das emissões de gases poluentes, tendo aumentado 95% entre 1990 e 2003, conforme divulga o JN. 

Ao longo destes 13 anos, Portugal só conseguiu reduzir as emissões no sector agrícola, apresentando uma queda de 7%.

 

Data de introdução: 2005-12-11




















A ver igualmente:

editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...