OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Portas abertas ao voluntariado

Oliveira de Azeméis conta já com um Banco Local de Voluntariado. Este é o 23.º espaço a abrir no país e pretende actuar em áreas tão diversificadas como as da solidariedade social, acção cívica e social, apoio à infância e terceira idade, saúde, educação, ciência, justiça, cultura, desporto, associativismo, defesa do consumidor, ambiente e protecção civil.
Apoiada numa equipa técnica constituída por uma assistente social e uma psicóloga, a nova estrutura será um meio privilegiado de ligação entre os interessados em prestar este serviço e as instituições necessitadas de ajuda humana.
Os objectivos são promover o encontro entre a oferta e a procura do Voluntariado e fomentar a sua prática a favor da comunidade. Constam ainda como objectivos a realização de acções de formação, a troca de informações entre instituições e voluntários, criar e gerir centros de documentação e a criação de um site na Internet.
A adesão ao Banco Local de Voluntariado está apenas dependente do preenchimento de uma ficha de inscrição anexa ao desdobrável de apresentação.
O projecto desenvolvido pela Câmara Municipal é um passo decisivo para reforçar o voluntariado no município. Gracinda Leal, responsável pelo pelouro da Acção Social, vê a abertura da nova estrutura como uma oportunidade única para o reforço das respostas sociais.
‘A entreajuda comunitária tem um importante impacto sobre a redução da pobreza, reforçando a coesão social e a cidadania’, afirma a vereadora.
‘Numa sociedade que muitas vezes aparenta pouca sensibilidade para estas questões’ continua a ‘fazer sentido perguntar porquê ser voluntário hoje’, defende Gracinda Leal, relembrando a participação e o envolvimento da sociedade civil na promoção do bem-estar e uma maior harmonização das respostas sociais como dois grandes objectivos do voluntariado.
Mais de uma centena de associações de Oliveira de Azeméis contam diariamente com o trabalho de voluntários em diversas áreas.
Outros 12 bancos locais de voluntariado estão em fase de implantação, anunciou o presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, antes da inauguração das instalações. Para Acácio Catarino o voluntariado é determinante para a humanização das sociedades porque sem ele ‘as sociedades deixariam de ser humanas’.

O Banco Local de Voluntariad funciona na rua Manuel Brandão, 191, tendo disponível a linha verde 800 207 201.
Telf. 256 673062
Atendimento
09h00-12h30 (2ª feira)
14h00-17h30 (5ª feira)

 

Data de introdução: 2006-01-26



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...