OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Portas abertas ao voluntariado

Oliveira de Azeméis conta já com um Banco Local de Voluntariado. Este é o 23.º espaço a abrir no país e pretende actuar em áreas tão diversificadas como as da solidariedade social, acção cívica e social, apoio à infância e terceira idade, saúde, educação, ciência, justiça, cultura, desporto, associativismo, defesa do consumidor, ambiente e protecção civil.
Apoiada numa equipa técnica constituída por uma assistente social e uma psicóloga, a nova estrutura será um meio privilegiado de ligação entre os interessados em prestar este serviço e as instituições necessitadas de ajuda humana.
Os objectivos são promover o encontro entre a oferta e a procura do Voluntariado e fomentar a sua prática a favor da comunidade. Constam ainda como objectivos a realização de acções de formação, a troca de informações entre instituições e voluntários, criar e gerir centros de documentação e a criação de um site na Internet.
A adesão ao Banco Local de Voluntariado está apenas dependente do preenchimento de uma ficha de inscrição anexa ao desdobrável de apresentação.
O projecto desenvolvido pela Câmara Municipal é um passo decisivo para reforçar o voluntariado no município. Gracinda Leal, responsável pelo pelouro da Acção Social, vê a abertura da nova estrutura como uma oportunidade única para o reforço das respostas sociais.
‘A entreajuda comunitária tem um importante impacto sobre a redução da pobreza, reforçando a coesão social e a cidadania’, afirma a vereadora.
‘Numa sociedade que muitas vezes aparenta pouca sensibilidade para estas questões’ continua a ‘fazer sentido perguntar porquê ser voluntário hoje’, defende Gracinda Leal, relembrando a participação e o envolvimento da sociedade civil na promoção do bem-estar e uma maior harmonização das respostas sociais como dois grandes objectivos do voluntariado.
Mais de uma centena de associações de Oliveira de Azeméis contam diariamente com o trabalho de voluntários em diversas áreas.
Outros 12 bancos locais de voluntariado estão em fase de implantação, anunciou o presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, antes da inauguração das instalações. Para Acácio Catarino o voluntariado é determinante para a humanização das sociedades porque sem ele ‘as sociedades deixariam de ser humanas’.

O Banco Local de Voluntariad funciona na rua Manuel Brandão, 191, tendo disponível a linha verde 800 207 201.
Telf. 256 673062
Atendimento
09h00-12h30 (2ª feira)
14h00-17h30 (5ª feira)

 

Data de introdução: 2006-01-26



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...