CENTRO SOCIAL DA SILVA

Motards solidários

A campanha de Natal do Clube Motogalos de Barcelos reverteu, este ano, a favor do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva. Esta instituição que, além de outras actividades, presta apoio domiciliário a 30 idosos e doentes, recebeu do Clube de Motards três camas hospitalares articuladas e seis cadeiras de rodas. 

O equipamento no valor de 2.500 euros foi entregue dia 17 de Dezembro, nas instalações da instituição. O acto foi testemunhado por uma representação da Junta de Freguesia e sócios de ambas as associações. Na ocasião, o presidente da Direcção do Centro, Ricardo Miranda, agradeceu o gesto de solidariedade da associação de Motards e realçou a importância que este tipo de equipamentos tem para uma instituição como o Centro Social da Silva.
“A oferta deste tipo de equipamentos demonstra que a sociedade civil está atenta aos problemas sociais e nomeadamente a esta instituição que está a trabalhar com famílias em dificuldade, como crianças e idosos. Esta iniciativa é de louvar e a mesma servirá para aliviar os serviços na procura de uma cadeira de rodas ou uma cama, como acontece semanalmente com as pessoas mais idosas”, sublinhou Ricardo Miranda. 

O presidente da Direcção do Centro exultou ainda o acto de solidariedade de uma associação a quem poucos reconhecem valor. “Os sócios do Motogalos são um exemplo de solidariedade, que por vezes a sociedade não reconhece, mas sabem o valor de uma cadeira de rodas ou uma cama para uma pessoa que tenha estado envolvida em acidente de viação”, referiu Ricardo Miranda.
Esta já não é a primeira vez que o Clube Motogalos de Barcelos organiza campanhas de solidariedade. Em anos anteriores foram contempladas associações como a APAC, APACI, Hospital de Barcelos e os Bombeiros do concelho com ofertas idênticas.
O Centro da Silva tem uma obra social iniciada em 1978 e está a construir um novo edifício para creche, centro de dia, centro de noite e polidesportivo. 

Apesar de reconhecer as dificuldades económicas existentes, a Direcção do Centro Social de Cultura e Recreio da Silva lança o apelo a beneméritos e empresas que possam ajudar na aquisição de uma nova viatura de transporte de doentes, uma vez que os actuais veículos da instituição não têm capacidade para transporte de doentes.
“Cada vez mais é preciso transportar os idosos ao médico de família e como são dependentes de uma cadeira de rodas as viaturas actuais do centro não permitem este tipo de transporte. Para complementar a oferta dos motards, o Centro Social da Silva precisa de imediato de uma viatura de transporte de passageiros e ao mesmo tempo cadeiras de rodas. Será que esta mensagem pode tocar o coração de algum benemérito ou empresa?”, apela o presidente da Direcção.
Quem quiser ajudar, pode contactar o Centro Social de Cultura e Recreio da Silva, na Rua da Igreja, 109, freguesia da Silva, Barcelos. 

Pode também contactar a instituição pelos telefones: 253 881990 ou 96 537 62 45.


 

Data de introdução: 2006-02-09



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...