FÁTIMA

Bispos aprovaram novos estatutos para o Santuário

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a aprovação de novos estatutos para o Santuário de Fátima, que conferem ao espaço de oração um novo enquadramento jurídico, tornando-o santuário de dimensão nacional.

Os novos estatutos, que substituem os que estavam em vigor desde 1958, foram aprovados no decorrer dos trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, a decorrer em Fátima.

Segundo D.Carlos Azevedo, secretário da CEP, o novo documento define "a natureza jurídica nacional" do Santuário, sendo "valioso" para o templo mariano, significando um "momento histórico, que faz corresponder o relevo e o significado do santuário a um enquadramento
jurídico e pastoral". "A importância que o santuário adquiriu, mesmo a nível internacional, justifica este enquadramento", adiantou o secretário da CEP.

O bispo acrescentou que "os estatutos definem a missäo do santuário, no acolhimento dos peregrinos e na vivência da mensagem de Fátima, o modo como a CEP se articula com o governo directo e a gestäo do Bispo de Leiria-Fátima e do reitor do santuário".

"Haverá um Conselho Nacional do Santuário, que será constituído pelo presidente da CEP, pelo Patriarca de Lisboa, pelo Bispo Primaz de Braga, pelo Arcebispo de Évora e pelo Bispo de Leiria-Fátima, e que terá sempre a presença, como assessor, do reitor do Santuário", explicou.

27.04.2006

 

Data de introdução: 2006-04-27



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...