PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE CNIS

Padre Lino Maia vai pedir especial atenção para os bairros sociais e desertificação do interior

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, padre Lino Maia integra uma delegação da direcção da CNIS que é hoje recebida em audiência pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Os bairros sociais e a desertificação do interior devem merecer "particular atenção" na preparação do roteiro contra a inclusão, a lançar pelo Presidente da República, defende o padre Lino Maia. "O interior, que deixa muitas pessoas sós, e os bairros sociais são os dois aspectos mais prementes a que se devia dar maior atenção", disse o padre Lino Maia.

Escusando-se a "apresentar um caderno reivindicativo" a Cavaco Silva no âmbito da elaboração do roteiro para a inclusão, o presidente da CNIS afirmou que a confederação está disponível para colaborar com o Chefe de Estado na elaboração da iniciativa. "Disponibilizamo-nos, como parceiro social, para tudo o que possa ser feito para o roteiro", acentuou o padre Lino Maia.

A CNIS representa quase três mil instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para as quais trabalham cerca de 250 mil pessoas.

Saudando a iniciativa de Cavaco Silva, o presidente da confederação salientou, contudo, que "não é por decreto" que se resolve o problema da exclusão social, mas com "educação e formação".

24.05.2006

 

Data de introdução: 2006-05-24



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...