Cerca de 45 por cento dos 248.097 acidentes de trabalho registados em Portugal em 2002 envolveram trabalhadores com menos de 34 anos de idade, revelou o Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. A fonte do Instituto adiantou que, nos acidentes de trabalho mortais, de um total de 357, 23 aconteceram com jovens com idades entre os 18 e os 24 anos e 74 com trabalhadores entre os 25 e os 34 anos de idade.
Estes dados estatísticos do Ministério do Trabalho e Segurança Social são conhecidos no mesmo dia em que é lançada em toda a Europa uma campanha de informação e sensibilização sobre a segurança dos jovens no trabalho promovida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (AESST).
Segundo os peritos do Instituto, "o número de jovens vítimas de acidentes de trabalho é demasiado elevado". "Na Europa, os jovens entre os 18 e os 24 anos de idade estão duas vezes mais expostos ao risco de ocorrência de acidentes não mortais no local de trabalho do que os trabalhadores dos outros grupos etários".
O organismo defende que "as entidades patronais têm de se esforçar mais por proteger os trabalhadores jovens", e que estes, "ao entrarem no mundo do trabalho, têm de estar mais a par das questões de saúde e segurança".
A decorrer sob o lema "Crescer em Segurança", a campanha culmina com a Semana Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, de 23 a 27 de Outubro de 2006.
Durante esse período, serão envolvidas as instituições responsáveis pela segurança e saúde, organismos do sector público e privado, empresas, incluindo PME's, sindicatos e especialistas em segurança, gestores, supervisores e trabalhadores.
Abrangerá ainda a comunidade educativa - escolas, universidades e instituições de formação, organizações de jovens, organismos de estágios.
A campanha, que tem apoio dos Estados-Membros, dos países candidatos e dos países EFTA, inclui pacotes informativos, cartazes e folhetos de sensibilização, um website multilingue, e um Concurso de Vídeo para o "Jovem Realizador Europeu do Ano".
Integra também prémios de Boas Práticas em empresas ou organizações, incluindo escolas, universidades e instituições de formação, que contribuam para assegurar que os jovens iniciem a sua vida profissional de forma segura.
19.06.2006
Data de introdução: 2006-06-19