12 DE JANEIRO - APRESENTAÇÃO DO LIVRO

No país dos Pensadores – Laboratório de Jogos

Realiza-se, esta sexta-feira, dia 12, pelas 17h, a apresentação pública do livro "No país dos Pensadores – Laboratório de Jogos", da autoria de Abraão Costa e propriedade da Associação de Moradores das Lameiras. A apresentação terá lugar na Escola Profissional CIOR, na rua Amélia Rey Colaço, n.º 106, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.

O Livro será apresentado pelo Professor Luís Bessa, Director do Curso Profissional de Animação SocioCultural da Escola Profissional CIOR. Para o evento estão convidados o Governador Civil de Braga, o Presidente da Câmara Municipal da Famalicão, o Delegado Regional do Instituto Português da Juventude e os Vereadores da Educação e Cultura e Juventude da Câmara de Famalicão, entre outros.

O livro é o culminar do projecto “Sinal +Europa”, da Associação de Moradores das Lameiras, através da sua Plataforma Juvenil JASEC (Jovens Animadores SocioCulturais), em parceria com o Instituto Português da Juventude e o Programa Juventude da União Europeia.
Este projecto teve como objectivo dar respostas às dinâmicas já existentes dos grupos de crianças, adolescentes e jovens da comunidade, esteve associado a uma inovadora metodologia de criação e reinvenção de jogos, precisamente o Laboratório de Jogos, onde participaram mais de 100 crianças, adolescentes e jovens, experiência essa que agora é retractada em livro.

Todo o trabalho foi coordenado por Abraão Costa, técnico da Associação de Moradores das Lameiras, e actual director e docente do Curso Profissional de Animação SocioCultural na Cooperativa de Ensino Didáxis em Riba de Ave. Com a publicação desta obra é dado por concluído o projecto “Sinal+Europa”, que no entanto, deixou instrumentos valiosos para a continuidade do trabalho de Animação do Centro de Estudos e Animação da AML.

 

Data de introdução: 2007-01-11



















editorial

O TRIÂNGULO DA COOPERAÇÃO

A consciência social, aliada ao dever ético da solidariedade, representa uma instância suprema de cidadania, um compromisso inalienável para com os mais vulneráveis e em situação de marginalidade, exclusão e pobreza.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

A Política Melhor (II)
Na continuação dos assuntos abordados no meu texto anterior, reitero que vale a pena, aos dirigentes das IPSS, independentemente das suas convicções ideológicas ou...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A guerra na Ucrânia e as consequências para a Europa
A guerra na Ucrânia é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca à União Europeia desde a sua fundação. É a primeira vez, desde a última grande...