12 DE JANEIRO - APRESENTAÇÃO DO LIVRO

No país dos Pensadores – Laboratório de Jogos

Realiza-se, esta sexta-feira, dia 12, pelas 17h, a apresentação pública do livro "No país dos Pensadores – Laboratório de Jogos", da autoria de Abraão Costa e propriedade da Associação de Moradores das Lameiras. A apresentação terá lugar na Escola Profissional CIOR, na rua Amélia Rey Colaço, n.º 106, em Calendário, Vila Nova de Famalicão.

O Livro será apresentado pelo Professor Luís Bessa, Director do Curso Profissional de Animação SocioCultural da Escola Profissional CIOR. Para o evento estão convidados o Governador Civil de Braga, o Presidente da Câmara Municipal da Famalicão, o Delegado Regional do Instituto Português da Juventude e os Vereadores da Educação e Cultura e Juventude da Câmara de Famalicão, entre outros.

O livro é o culminar do projecto “Sinal +Europa”, da Associação de Moradores das Lameiras, através da sua Plataforma Juvenil JASEC (Jovens Animadores SocioCulturais), em parceria com o Instituto Português da Juventude e o Programa Juventude da União Europeia.
Este projecto teve como objectivo dar respostas às dinâmicas já existentes dos grupos de crianças, adolescentes e jovens da comunidade, esteve associado a uma inovadora metodologia de criação e reinvenção de jogos, precisamente o Laboratório de Jogos, onde participaram mais de 100 crianças, adolescentes e jovens, experiência essa que agora é retractada em livro.

Todo o trabalho foi coordenado por Abraão Costa, técnico da Associação de Moradores das Lameiras, e actual director e docente do Curso Profissional de Animação SocioCultural na Cooperativa de Ensino Didáxis em Riba de Ave. Com a publicação desta obra é dado por concluído o projecto “Sinal+Europa”, que no entanto, deixou instrumentos valiosos para a continuidade do trabalho de Animação do Centro de Estudos e Animação da AML.

 

Data de introdução: 2007-01-11



















editorial

Atualidades

O projeto-piloto SAD+Saúde foi anunciado e entrou em vigor em outubro de 2025, com o objetivo de integrar o apoio domiciliário com os cuidados de saúde para melhorar a autonomia e dignidade dos utentes. Este projeto reforça a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O poder local no futuro da ação social
Os vencedores das eleições autárquicas tomarão em breve em mãos o rumo das suas autarquias para os próximos quatro anos. Fazem-no num quadro institucional em...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS como protagonistas do desenvolvimento local
Com a fusão de freguesias, em muitos lugares do nosso país, as instituições que mais perto ficaram das populações foram a Paróquia, a Sociedade de Cultura,...