UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS

CNIS na tomada de posse de Manuel Lemos

Através do seu presidente a CNIS esteve representada na cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Centrais da União das Misericórdias que passa a ter como presidente Manuel Lemos, substituindo o padre Vítor Melícias.
A sessão solene teve lugar dia 15 de Janeiro, no Hotel Penta, em Lisboa, com a participação do Secretário de Estado da Segurança Social e da Alta Comissária para a Saúde.
Na sessão, a União das Misericórdias condecorou Maria de Belém Roseira, que, durante dois mandatos, foi a presidente da Assembleia-geral da União. Também foi apresentado o quinto volume (de um plano de 10) da “Portugalia Monumenta Misericordiarum” – aquela que será a grande e necessária história das Misericórdias portuguesas.

Perante uma muito expressiva presença de provedores de Misericórdias e de outros dirigentes, no seu discurso de posse, o novo presidente da União das Misericórdias, Dr. Manuel Lemos, apresentou aquilo que poderá ser considerado um “programa de mandato” e pormenorizou alguns dos desafios que a União se dispõe a enfrentar, sublinhando as suas sérias reservas sobre a eficácia da transferência para as autarquias de competências no domínio social.
Depois de falar de algumas políticas sociais do Governo, o Secretário de Estado destacou a importância das Instituições de Solidariedade, em geral, e das Misericórdias, em particular. Aproveitou a oportunidade para desafiar as Misericórdias e todas as Instituições de Solidariedade a apostar nas respostas sociais para a infância, nomeadamente cooperando no alargamento de respostas em creche.

 

Data de introdução: 2007-02-07



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...