Lar Familiar da Tranquilidade melhora transporte de utentes com dificuldade motora

Com mais de metade dos seus 50 utentes internos com limitações em termos motores, o Lar Familiar da Tranquilidade benzeu a sua nova viatura de nove lugares adaptada ao transporte de quatro pessoas em cadeira de rodas.

A aquisição da viatura era uma necessidade da instituição, fazendo-se agora o transporte dos utentes em cadeira de rodas, com toda a comodidade e segurança. A carrinha “é a única no país com capacidade de transporte de quatro utentes”, sublinhou, no momento da bênção, o pároco, padre Fernando Azevedo Abreu, que é, também, presidente do Lar Familiar da Tranquilidade.

A apadrinhar a cerimónia estiveram Luís Vale, Director-Adjunto do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Júlia Godinho, vereadora da Acção Social e Saúde na Câmara Municipal de Santo Tirso. Estas presenças serviram para a instituição agradecer as comparticipações dadas para a aquisição da viatura de 22.500 euros pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e de 10 mil euros pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O investimento total da carrinha foi de 51.700 euros.

Luís Vale e Júlia Godinho participaram na Eucaristia, transmitida pela Rádio Digital, de Vila Nova de Famalicão, tendo usado da palavra no final da celebração para enaltecer a presença de todos os grupos, desde as crianças da catequese, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos, que viveram o símbolo de um coração, bem explicado por Rui Faria, coordenador da pastoral de jovens avense, neste Dia Mundial da Juventude.

O responsável da Segurança Social sublinhou a preocupação do Lar Familiar da Tranquilidade em “proporcionar a melhor qualidade de vida” aos seus utentes, de que é, precisamente, exemplo, a aquisição da viatura preparada para o transporte de utentes em cadeira de rodas. Por seu lado, a vereadora da edilidade tirsense, conhecedora já do lar, congratulou-se pelo investimento da instituição e reconheceu a alegria que quotidianamente é proporcionada aos utentes.

Grande parte dos utentes do Lar Familiar da Tranquilidade participou na Eucaristia, tendo muitos deles sido já transportados na nova viatura, sendo visível a alegria de todos por “inaugurarem” o novo transporte.

A bênção da viatura marcou a comemoração do 17º aniversário do Lar Familiar da Tranquilidade, que prosseguiu nas instalações da instituição, com um almoço convívio que juntou os utentes, funcionários, directores e convidados.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...