Lar Familiar da Tranquilidade melhora transporte de utentes com dificuldade motora

Com mais de metade dos seus 50 utentes internos com limitações em termos motores, o Lar Familiar da Tranquilidade benzeu a sua nova viatura de nove lugares adaptada ao transporte de quatro pessoas em cadeira de rodas.

A aquisição da viatura era uma necessidade da instituição, fazendo-se agora o transporte dos utentes em cadeira de rodas, com toda a comodidade e segurança. A carrinha “é a única no país com capacidade de transporte de quatro utentes”, sublinhou, no momento da bênção, o pároco, padre Fernando Azevedo Abreu, que é, também, presidente do Lar Familiar da Tranquilidade.

A apadrinhar a cerimónia estiveram Luís Vale, Director-Adjunto do Centro Distrital da Segurança Social do Porto, e Júlia Godinho, vereadora da Acção Social e Saúde na Câmara Municipal de Santo Tirso. Estas presenças serviram para a instituição agradecer as comparticipações dadas para a aquisição da viatura de 22.500 euros pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e de 10 mil euros pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O investimento total da carrinha foi de 51.700 euros.

Luís Vale e Júlia Godinho participaram na Eucaristia, transmitida pela Rádio Digital, de Vila Nova de Famalicão, tendo usado da palavra no final da celebração para enaltecer a presença de todos os grupos, desde as crianças da catequese, aos adolescentes, jovens, adultos e idosos, que viveram o símbolo de um coração, bem explicado por Rui Faria, coordenador da pastoral de jovens avense, neste Dia Mundial da Juventude.

O responsável da Segurança Social sublinhou a preocupação do Lar Familiar da Tranquilidade em “proporcionar a melhor qualidade de vida” aos seus utentes, de que é, precisamente, exemplo, a aquisição da viatura preparada para o transporte de utentes em cadeira de rodas. Por seu lado, a vereadora da edilidade tirsense, conhecedora já do lar, congratulou-se pelo investimento da instituição e reconheceu a alegria que quotidianamente é proporcionada aos utentes.

Grande parte dos utentes do Lar Familiar da Tranquilidade participou na Eucaristia, tendo muitos deles sido já transportados na nova viatura, sendo visível a alegria de todos por “inaugurarem” o novo transporte.

A bênção da viatura marcou a comemoração do 17º aniversário do Lar Familiar da Tranquilidade, que prosseguiu nas instalações da instituição, com um almoço convívio que juntou os utentes, funcionários, directores e convidados.

 

Data de introdução: 2007-04-14



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...