Lar Familiar da Tranquilidade promoveu os JOGOS DA AMIZADE

O Lar Familiar da Tranquilidade, de Vila das Aves, organizou, na passada sexta-feira os “Jogos da Amizade”, juntando cerca de uma centena de idosos de quatro instituições sociais.

Participaram na iniciativa, que vai na terceira edição, além do lar anfitrião, o Centro Social de Acolhimento à Terceira Idade de Roriz, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e o Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro.

Os “Jogos da Amizade” decorreram da parte da tarde, num dia de sol e de calor que ajudou à boa disposição. Os idosos participaram em dois tipos de jogos. Uma das vertentes consistia na estímulo ao movimento físico, com jogos como a “Dança da Maçã”, “Bowling” ou o “Jogo do Chapéu”.
Apostou-se ainda em jogos mais vocacionados para a estimulação da memória. Um deles consistia na visualização de objectos, memorização e posterior referência aos mesmos. Os participantes foram ainda incentivados a recordar e recitar provérbios antigos e bem conhecidos e ainda, a este nível, incentivou-se ainda a recitação de provérbios e de cantigas tradicionais, animando a tarde.

Nos “Jogos da Amizade” não houve vencedores, nem vencidos, mas não deixou de ser entregue a cada instituição participante um troféu simbólico e evocativo da iniciativa. Tratou-se de uma taça, feita pelos utentes do Lar Familiar da Tranquilidade, com material de desperdício, nomeadamente um copo e uma garrafa de plástico.
A festa terminou com a distribuição de um lanche e de um bolo alusivo ao evento.

 

Data de introdução: 2007-05-30



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...