Solidariedade: Portugal no fundo da tabela

Os países nórdicos, seguidos de perto pela Comissão Europeia, lideram o ranking de donativos para causas humanitárias, enquanto Portugal se situa no 21º lugar, segundo um relatório divulgado em Londres pelo ex-Secretário Geral das Nações Unidas Kofi Annan, noticia a Lusa.

O estudo "Índice de Resposta Humanitária 2007" foi realizado pela fundação Dara Internacional e é o primeiro instrumento no mundo de medição da actuação individual dos doadores humanitários.

O documento agora divulgado classifica 23 países doadores do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) com base no seu compromisso com os princípios e boas práticas da doação humanitária.

Segundo o estudo, a Suécia ocupa o primeiro lugar no ranking, seguida da Noruega, Dinamarca e Holanda, enquanto a Comissão Europeia surge em quinto lugar.

Portugal está em 21º lugar no conjunto dos 23 doadores com uma pontuação de 3,96 valores (numa escala de 1 a 7), ficando apenas acima da Itália e da Grécia.

Como resultado do aumento do número de desastres naturais e conflitos, a ajuda humanitária cresceu significativamente, convertendo-se num vector cada vez mais importante da ajuda internacional.

Fonte: Portugal Diário

 

Data de introdução: 2007-12-08



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.