PROGRAMA RONDA DA CARIDADE

Legião da Boa Vontade assinala 17 anos de apoio ao sem-abrigo

A 3 de Setembro de 1993 a Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou o apoio aos sem-abrigo na cidade do Porto, tendo esta acção chegado à capital no ano de 1998.

Uma das primeiras providências da LBV, para a implementação deste apoio, foi o de assinalar os locais onde pernoitavam os sem-abrigo. Posteriormente, foi estabelecido um itinerário a ser percorrido durante as madrugadas, o qual sofre alterações de acordo com as movimentações das pessoas que se encontram nesta situação. Doenças, desavenças familiares, vícios, desemprego, emigração, imigração, fazem parte das várias razões que levam à condição de sem-abrigo.

A presença dos voluntários da LBV leva, não só, a oferta alimentar e material, sopa, pão, leite, frutas, iogurtes, roupas, calçado, agasalhos, mas, principalmente a palavra amiga que todos os seres humanos procuram ter e que, nestas condições de vida, é quase inexistente.
Sair desta situação é difícil mas não impossível. Por isso, os integrantes das equipas de voluntários da Legião da Boa Vontade incentivam as pessoas que encontram a procurarem a LBV, a fim de obterem informação sobre formações e apoios que possam dar e orientações na procura de buscarem a reinserção social, pelo trabalho e direitos de cidadania. A falta de auto-estima, de motivação, de interesse pela vida, estão quase sempre presentes na vida dos sem-abrigo mas, como a própria instituição já comprovou, o não desistir e o acreditar nas capacidades que todo o ser humano tem, é importante. Este é o caso de alguns dos contactados pela LBV, como o de uma jovem que, após ter conseguido um emprego, escreveu para a instituição a agradecer todo o apoio e incentivo que lhe foi dado.

O Programa Ronda da Caridade é desenvolvido nas noites de sexta para sábado e de sábado para domingo, no Porto e em Lisboa, cidade onde este programa é também realizado nas noites de segunda-feira. O atendimento em roupas e lanches é desenvolvido também durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, nas delegações da LBV, na invicta e na capital.
No ano de 2009, a instituição distribuiu um total de 31.980 pratos de sopa, 77.827 lanches, 140.328 peças de roupa e 3.501 pares de calçado.

Nestes 17 anos de “Ronda da Caridade”, na cidade do Porto, a data é assinalada junto daqueles a quem este programa é dirigido, os sem-abrigo, havendo uma ementa especial para esta noite (3 de Setembro).

Fonte: Comunicado LBV


 

Data de introdução: 2010-09-03



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...