PROGRAMA RONDA DA CARIDADE

Legião da Boa Vontade assinala 17 anos de apoio ao sem-abrigo

A 3 de Setembro de 1993 a Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou o apoio aos sem-abrigo na cidade do Porto, tendo esta acção chegado à capital no ano de 1998.

Uma das primeiras providências da LBV, para a implementação deste apoio, foi o de assinalar os locais onde pernoitavam os sem-abrigo. Posteriormente, foi estabelecido um itinerário a ser percorrido durante as madrugadas, o qual sofre alterações de acordo com as movimentações das pessoas que se encontram nesta situação. Doenças, desavenças familiares, vícios, desemprego, emigração, imigração, fazem parte das várias razões que levam à condição de sem-abrigo.

A presença dos voluntários da LBV leva, não só, a oferta alimentar e material, sopa, pão, leite, frutas, iogurtes, roupas, calçado, agasalhos, mas, principalmente a palavra amiga que todos os seres humanos procuram ter e que, nestas condições de vida, é quase inexistente.
Sair desta situação é difícil mas não impossível. Por isso, os integrantes das equipas de voluntários da Legião da Boa Vontade incentivam as pessoas que encontram a procurarem a LBV, a fim de obterem informação sobre formações e apoios que possam dar e orientações na procura de buscarem a reinserção social, pelo trabalho e direitos de cidadania. A falta de auto-estima, de motivação, de interesse pela vida, estão quase sempre presentes na vida dos sem-abrigo mas, como a própria instituição já comprovou, o não desistir e o acreditar nas capacidades que todo o ser humano tem, é importante. Este é o caso de alguns dos contactados pela LBV, como o de uma jovem que, após ter conseguido um emprego, escreveu para a instituição a agradecer todo o apoio e incentivo que lhe foi dado.

O Programa Ronda da Caridade é desenvolvido nas noites de sexta para sábado e de sábado para domingo, no Porto e em Lisboa, cidade onde este programa é também realizado nas noites de segunda-feira. O atendimento em roupas e lanches é desenvolvido também durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, nas delegações da LBV, na invicta e na capital.
No ano de 2009, a instituição distribuiu um total de 31.980 pratos de sopa, 77.827 lanches, 140.328 peças de roupa e 3.501 pares de calçado.

Nestes 17 anos de “Ronda da Caridade”, na cidade do Porto, a data é assinalada junto daqueles a quem este programa é dirigido, os sem-abrigo, havendo uma ementa especial para esta noite (3 de Setembro).

Fonte: Comunicado LBV


 

Data de introdução: 2010-09-03



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...