AÇORES

Cinco idosos beneficiam de serviço de teleassistência

Cinco idosos do concelho de Angra do Heroísmo, na Terceira, Açores, já estão a beneficiar do serviço de teleassistência, que funciona 24 horas por dia, disse a presidente do município, Andreia Cardoso. "Dos 16 idosos que concorreram a este serviço gratuito, cinco já estão a funcionar em pleno", afirmou a autarca, acrescentando que este serviço é controlado pela Cruz Vermelha Portuguesa em Angra do Heroísmo.

Andreia Cardoso salientou que "os restantes pedidos de adesão estão em análise", adiantando que é possível alargar o serviço até ao máximo de quatro dezenas de pessoas. "Talvez nem todos tenham sabido desta possibilidade ou não tenham percebido o seu alcance, pelo que a colaboração das juntas de freguesia na divulgação e explicação junto dos idosos é fundamental", frisou.

No quadro deste serviço de teleassistência, os idosos passam a dispor de uma ligação directa a um centro de atendimento da Cruz Vermelha, através de uma pulseira, colar ou telefone, onde um operador em permanência durante 24 horas decide o apoio a prestar.

"Pode ser uma simples conversa devido à solidão, pode ser o aconselhamento sobre medicação ou um pedido de auxílio médico", referiu Andreia Cardoso.

A autarca salientou que o município financia a compra dos aparelhos, que custam 25 euros, cedendo-os depois gratuitamente aos utentes, pagando mensalmente à Cruz Vermelha uma taxa de 11 euros por cada idoso inscrito no serviço.

Andreia Cardoso considerou que este tipo de apoio "vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e aumentar a sua segurança", frisando tratar-se de "mais um meio que contraria a institucionalização de idosos".

Fonte: Diário de Notícias

 

Data de introdução: 2010-09-07



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.