OPINIÃO

E agora?

Por mais antipático que isto possa parecer, a verdade é que se torna incontornável a referência às recentemente anunciadas medidas de austeridade que o Governo pretende fazer aprovar no Orçamento de Estado!

Que as coisas há muito andavam mal, já a gente sabia! As crises internacionais misturadas com as crises internas conduziram-nos para endividamentos insuportáveis para uma economia em estado de coma.

Deixemos para os políticos profissionais sentados na Assembleia da República as decisões que entenderem mais adequadas para o bem do País nesta encruzilhada da nossa história mais recente!

Porém, mesmo que “laicos” em política…percebemos todos o suficiente para temer que os portugueses não se resignem a aceitar tantos sacrifícios em troca de tão poucos benefícios para o seu dia-a-dia.

Das medidas anunciadas facilmente se verifica que vão ter de ser os mais pobres a pagar os desmandos financeiros de quem nos tem governado. Não há direito!

Em tempos de mares agitados, recomenda-se a existência de bóias de salvação capazes de ajudarem a sobreviver quem se sentir em perigo de afundamento!

Esperemos que as IPSS, que recorrentemente têm servido de âncora de salvação a milhares e milhares de pessoas que, ao longo dos tempos, se têm visto enredadas em situações de insegurança e perigo, não se vejam, também elas, em risco de naufragar!

Pe. José Maia

 

Data de introdução: 2010-10-09



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...