F3M promove Natal solidário e ajuda instituições de solidariedade social

O Centro Cultural e Social de Santo Adrião, em Braga, e a Creche Jardim Infantil de Santo Amaro, em Lisboa, são duas das instituições de solidariedade social que este ano a F3M vai apoiar. Trata-se de mais uma das iniciativas na área da Responsabilidade Social da tecnológica bracarense que, há mais de duas décadas, investe numa política contínua neste âmbito.

O Centro Cultural e Social de Santo Adrião foi a instituição escolhida, este ano, para receber a roupa e os brinquedos que estão a ser recolhidos. Por outro lado, há já dois anos que a tradicional troca de prendas no jantar de Natal deixou de existir, passando os colaboradores a reunir o valor do presente para doação a uma instituição de solidariedade. Este Natal, será a Creche Jardim Infantil de Santo Amaro, em Lisboa. A F3M vai também oferecer cabazes de Natal com bens alimentares para a ceia a duas famílias carenciadas de Braga e a uma em Lisboa. A empresa tem ainda uma caixa de donativos e, no final, o valor alcançado será entregue a uma instituição de Lisboa.

Mas ao longo do ano, a empresa promove outras iniciativas de cariz social, como a recolha constante de donativos (bens alimentares e material pedagógico) e a participação no projecto “Um Sopro em África”, que consiste em apoiar os estudos de cinco crianças de uma aldeia moçambicana (Chimpaca), propiciando-lhes condições para estudar. Campanhas de sensibilização, de doação de sangue e rastreios integram igualmente o plano de Responsabilidade Organizacional da F3M.

Os colaboradores da empresa integram as equipas de voluntários do Centro Académico de Braga no projecto de ajuda aos sem-abrigo que aquela instituição promove. Assim, uma vez por semana, vão acompanhar as equipas de rua daquela instituição e prestar apoio aos sem-abrigo.

A tecnológica elaborou ainda um manual de boas praticas especialmente dirigido ao publico interno. O documento aborda questões relacionadas com o ambiente (energia, agua, papel, plásticos, metal, tinteiros de impressoras, pilhas e frota de veículos) e com a sociedade (educação, saúde, mecenato, voluntariado e publico interno).






A F3M é líder destacada no fornecimento de software para o terceiro sector, sendo assim o principal parceiro tecnológico de mais de 2.000 instituições, nomeadamente Misericórdias, Cáritas, IPSS e Mutualistas, entre outras entidades. Consciente da realidade da economia social, a empresa está sensibilizada para os problemas que as instituições vivem diariamente, não esperando assim pela época natalícia para intervir.

Os projectos que tem vindo a abraçar ao longo dos anos, conferem-lhe já o estatuto de empresa cidadã. Regista-se, a este propósito, que a tecnológica é uma das sete empresas portuguesas a integrar o Guia Europeu sobre Responsabilidade Social das Empresas, uma distinção pelas boas práticas ao nível da Responsabilidade Social e que são o culminar de uma estratégia consolidada neste âmbito. A empresa faz igualmente parte da Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (RSOpt), uma estrutura aberta e multi-funcional, que agrupa instituições de referência do mundo empresarial e da sociedade civil em Portugal, que promove a Responsabilidade Social das Organizações.

 

Data de introdução: 2010-12-22



















editorial

Financiamento ao Sector Social

Saúda-se a criação desta Linha de Financiamento quando, ao abrigo do PARES ou do PRR, estão projetadas ou em curso importantes obras no âmbito da transição ambiental e da construção ou requalificação de...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Agenda do Trabalho Digno – um desafio às IPSS
Durante muitos anos, dirigi, com outras pessoas, uma IPSS. Em um pouco mais de metade das suas valências os utentes não pagavam. Nessas, os acordos de cooperação celebrados com o...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o...