F3M REGRESSA COM MAIS ACÇÕES DE FORMAÇÃO PARA AS ENTIDADES DO SECTOR NÃO LUCRATIVO

Sessões sobre Sistema de Normalização Contabilística ajudam instituições a preparar exercício de 2012

A partir da segunda quinzena de Setembro, a F3M vai promover sessões de capacitação sobre o Sistema de Normalização Contabilística para as entidades do sector não lucrativo (SNC-ESNL). As sessões incluem uma componente de formação específica sobre o novo sistema, esclarecimento de dúvidas, bem como a apresentação de casos práticos sobre o tema. Na primeira edição, que decorreu durante os meses de Junho e Julho, a tecnológica realizou, em seis cidades do país, acções de sensibilização e de esclarecimento sobre o SNC-ESNL, onde participaram cerca de 600 pessoas.

Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, Santarém e Faro são as cidades que vão acolher a iniciativa da F3M, que agora contará com um novo formato. Com a duração de oito horas, a formação será uma mais-valia na preparação do exercício das actividades contabilísticas e de gestão sobre o novo sistema, que entra em vigor a partir 01 de Janeiro de 2012. As sessões serão novamente conduzidas por Mário Guimarães, revisor oficial de contas e com uma vasta experiência na área da economia social, bem como no processo de transição para o SNC nas empresas.

A segunda edição vem assim reforçar a informação sobre o tema, depois das acções de sensibilização que a F3M realizou na primeira fase, com o objectivo de preparar e esclarecer sobre as transformações profundas na organização e gestão das IPSS, Misericórdias, Mutualistas e Colectividades.

De referir que o Decreto-Lei nº 36-A/2011, publicado a 9 de Março, contempla a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Entidades do Sector Não Lucrativo (SNC-ESNL) e obriga as Entidades do Sector Não Lucrativo (ESNL) a apresentar contas à tutela.

Enquanto fornecedor líder de software específico para o sector social, uma vez mais a F3M antecipa a realidade e aborda um tema crucial para as entidades da Economia Social. Por outro lado, participa activamente na sensibilização e informação das entidades do terceiro sector para o SNC-ESNL.

 

Data de introdução: 2011-08-06



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...