Abriu no passado dia 1 de Maio o prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Jaime Filipe, concurso promovido pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social (ISSS), e destinado a impulsionar a investigação nacional na área das tecnologias de apoio.
Detalhando, a atribuição deste prémio visa:
1 - Contribuir para o aparecimento de concepções inovadoras de promoção de autonomia que facilitem a realização dos actos da vida diária das pessoas em situação de dependência e promovam a humanização da prestação de cuidados.
2 - Promover a criação e desenvolvimento de instrumentos e tecnologias que facilitem, optimizem e prolonguem as capacidades físicas, psíquicas e sociais e sejam garante de uma maior qualidade de vida.
3 - Estimular a adopção de medidas que visem a prevenção e promoção da autonomia e reparação das capacidades perdidas.
4 - Sensibilizar a sociedade em geral e o sector da indústria, em particular, para a emergência de um nicho de mercado pouco explorado, bem como para a necessidade de fomentar a comercialização de meios inovadores de promoção da autonomia a preços reduzidos.
5 - Estimular a criatividade na área tecnológica e de design num domínio pouco desenvolvido.
Podem candidatar-se pessoas individuais, com mais de 18 anos, residentes em território nacional, e pessoas colectivas, sediadas em território nacional.
Recordamos que o eng. Jaime Filipe se notabilizou pela investigação promovida na área das tecnologias de acesso, sendo de sua autoria equipamentos como o Optacom, que permite a uma pessoa cega fazer a leitura de documentos escritos a tinta.
Em 2003 o prémio foi atribuído a dois estudantes do Instituto Superior Técnico (IST). André Campos e Pedro Branco
criaram um sistema que permite aos cegos enviar e receber mensagens escritas de telemóvel, operação até agora praticamente impossível para os cerca de 135 mil portugueses portadores desta deficiência.
Mais informações através do telefone 21 318 49 00, fax 21 318 49 51, ou pelo e-mail premio.eng.j.filipe@seg-social.pt.
O regulamento do concurso pode ser consultado em http://www.seg-social.pt/
Não há inqueritos válidos.