CASA DO GAIATO

Ministro diz que modelo de funcionamento deve ser repensado

O ministro da Segurança Social, Fernando Negrão, assegurou que já foram tomadas medidas para salvaguardar os interesses das crianças da Casa do Gaiato e defendeu que o modelo de funcionamento da instituição deve ser repensado.

"Ás vezes o que acontece é que as pessoas estão a trabalhar de boa-fé, mas o modelo nem sempre é o mais adequado", disse Fernando Negrão aos jornalistas, à saída do debate do Orçamento de Estado, que decorre na Assembleia da República.

Questionado sobre os resultados da auditoria realizada pela Segurança Social à Casa do Gaiato, que conclui pela existência de indícios de maus-tratos psicológicos e físicos, e descreve o ambiente da instituição como sendo de "isolamento, repressão e clausura", Fernando Negrão garantiu que "já há medidas tomadas para salvaguardar os interesses das crianças".

Para o ministro da Segurança Social, a discussão deverá agora centrar-se no modelo de funcionamento da Casa do Gaiato: "a discussão deve ser sobre se será o mais adequado", disse.

Fernando Negrão adiantou ainda que o seu ministério já está a trabalhar para a construção de equipas de técnicos da Segurança Social e da Casa do Gaiato, que deverão intervir na instituição.

O ministro da Segurança Social garantiu também que "o Governo está empenhado em enfrentar situações como esta", tal como já o fez em relação à Casa Pia de Lisboa, embora não tenha qualquer tutela sobre a Casa do Gaiato.

O actual ministro das Finanças e antigo ministro da Segurança Social Bagão Félix recomendou prudência a leitura do relatório final da auditoria. "Temos de ter cuidado com a leitura apressada de relatórios", frisou, recordando que, enquanto ministro de Segurança Social, iniciou averiguações não só na Casa do Gaiato, mas em todas instituições que acolhem crianças.

 

Data de introdução: 2004-11-22



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...