INTERNET

Mais de 2 milhões de portugueses residem em lares com Internet

Perto de dois milhões e meio de portugueses com 15 ou mais anos residem em lares onde existe ligação à Internet, revelou hoje o estudo Consumidor 2004 desenvolvido pela Marktest.

A análise da empresa de audiometria contabilizou 2,490 milhões de residentes no Continente com 15 e mais anos em lares com ligação à net, um valor que corresponde a quase um terço (30 por cento) do universo em estudo (mais de oito milhões de indivíduos).

De acordo com as conclusões do estudo, o crescimento deste indicador tem sido contínuo desde 2000, registando um crescimento médio de 25 por cento ao ano, mais do que duplicando entre estes quatro anos.

A região da Grande Lisboa destacou-se das restantes, pois aqui mais de 40 por cento dos seus residentes já possui ligação à Internet em casa.

No Grande Porto a percentagem de lares ligados à rede é de 33,6 por cento, enquanto que na região Sul do país o valor alcançado é de 31,3 por cento.

O Interior Norte foi a região de Portugal que apresentou os índices mais baixos do relatório: 18,4 por cento.

Ao nível do perfil dos indivíduos, mais de metade (51,9 por cento) dos utilizadores da Internet em casa são jovens entre os 15 e os 17 anos de idade, sendo que mais de dois terços (66,9 por cento) pertencem às classes sociais alta e média alta.

Um número bastante elevado em comparação com os 6,7 por cento registados pelos escalões mais baixos da sociedade portuguesa.

O mesmo estudo referiu ainda que são os quadros médios e superiores que residem em grande maioria dos lares com ligação à Internet (71,8 por cento), contrariamente aos reformados e pensionistas, que apresentam apenas 9,7 por cento.

 

Data de introdução: 2004-11-27



















editorial

2025: A ESPERANÇA NÃO ENGANA?

O ano 2025 já segue o seu curso e a esperança não pode enganar… Agora é tempo das decisões. Decisões que já tardam porque a imprevisibilidade agrava a insustentabilidade…

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Imigração: O exemplo tem que vir de cima
Um velho provérbio diz-nos que quem está mal, muda-se. É o que fazem milhões de pessoas em todo o mundo, há séculos a esta parte. São muitos, mas não...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Um Ano Novo vem aí!
Nas duas últimas semanas, circularam mensagens de Boas Festas, muitas delas simplesmente impressas sem sequer terem a assinatura do remetente e algumas até sem palavras mais personalizadas.