O Lar de Santa Teresa, instituição de solidariedade social que vem prestando, ao longo dos anos, relevantes serviços à comunidade vianense, inaugurou no passado dia 30 de Dezembro um novo Lar de Idosos, acto que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Segurança Social, da Família e da Criança, Marco António Santos Costa, de muitas entidades locais e regionais, como o Presidente da Câmara e o Governador Civil, além do Bispo da Diocese, que benzeu as novas instalações.
Estas autoridades foram recebidas por elementos dos corpos sociais da instituição, tendo o Presidente da Direcção, durante uma breve sessão realizada no Auditório, saudado o Governante, expondo-lhe a obra feita e os projectos ainda a concretizar, para os quais esperava – disse - a necessária ajuda da Administração Central.
O Secretário de Estado, além de considerações gerais sobre a política governamental para o sector, respondeu com um cheque de 100 mil euros para pagar uma comparticipação de 117 mil que estava em débito.
Os participantes na cerimónia visitaram depois o novo Lar de Idosos, uma valência que se estende por três pisos, em parte partilhado por creche, devidamente climatizado (aquecimento e ar condicionado) e composto por 10 apartamentos (cinco duplos e cinco simples), todos com quarto de banho privativo, tomada para quem pretenda televisão e telefone privativo.
Os residentes têm acesso a cabeleireiro, esteticista, ginásio, piscina, sala de bilhar e a diversas salas de convívio, uma delas para leitura e ligação para quem deseje navegar na Internet.
Na cave, uma ampla garagem para que possua viatura própria.
Este novo equipamento custou 1,5 milhões de euros, tendo o Governo comparticipado com 300 mil.
A direcção aproveitou a oportunidade para apresentar a nova creche, já em funcionamento desde há tempos, e que, presentemente, acolhe 84 bebés.
O Lar de Santa Teresa, depois de já ter inaugurado, nos últimos anos, equipamentos para Jardim de Infância, Piscina, Ginásio, um ATL, uma creche e, agora, um Lar de Idosos, já projecta a construção de uma estrutura de acolhimento a mães solteiras e a vítimas de violência doméstica.
Data de introdução: 2005-11-29