LAR DE SANTA TERESA

Apresentado novo lar de idosos

O Lar de Santa Teresa, instituição de solidariedade social que vem prestando, ao longo dos anos, relevantes serviços à comunidade vianense, inaugurou no passado dia 30 de Dezembro um novo Lar de Idosos, acto que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Segurança Social, da Família e da Criança, Marco António Santos Costa, de muitas entidades locais e regionais, como o Presidente da Câmara e o Governador Civil, além do Bispo da Diocese, que benzeu as novas instalações. 

Estas autoridades foram recebidas por elementos dos corpos sociais da instituição, tendo o Presidente da Direcção, durante uma breve sessão realizada no Auditório, saudado o Governante, expondo-lhe a obra feita e os projectos ainda a concretizar, para os quais esperava – disse - a necessária ajuda da Administração Central. 

O Secretário de Estado, além de considerações gerais sobre a política governamental para o sector, respondeu com um cheque de 100 mil euros para pagar uma comparticipação de 117 mil que estava em débito. 

Os participantes na cerimónia visitaram depois o novo Lar de Idosos, uma valência que se estende por três pisos, em parte partilhado por creche, devidamente climatizado (aquecimento e ar condicionado) e composto por 10 apartamentos (cinco duplos e cinco simples), todos com quarto de banho privativo, tomada para quem pretenda televisão e telefone privativo. 

Os residentes têm acesso a cabeleireiro, esteticista, ginásio, piscina, sala de bilhar e a diversas salas de convívio, uma delas para leitura e ligação para quem deseje navegar na Internet. 
Na cave, uma ampla garagem para que possua viatura própria. 

Este novo equipamento custou 1,5 milhões de euros, tendo o Governo comparticipado com 300 mil. 

A direcção aproveitou a oportunidade para apresentar a nova creche, já em funcionamento desde há tempos, e que, presentemente, acolhe 84 bebés. 

O Lar de Santa Teresa, depois de já ter inaugurado, nos últimos anos, equipamentos para Jardim de Infância, Piscina, Ginásio, um ATL, uma creche e, agora, um Lar de Idosos, já projecta a construção de uma estrutura de acolhimento a mães solteiras e a vítimas de violência doméstica.




 

Data de introdução: 2005-11-29



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...