I FÓRUM SOCIAL "OS DESAFIOS DO NOSSO TEMPO"

Especialistas da infância e da terceira idade reúnem-se em Famalicão

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão acolhe, hoje e amanhã, 15 e 16 de Fevereiro, o I Fórum Social, “Os desafios do Nosso Tempo – Família, Infância e Terceira Idade”, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Famalicão, Associação de Solidariedade Social “Mundos de Vida”, de Lousado, e Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga.

O evento terá um enfoque internacional e contará com a presença de prestigiados conferencistas na área social da infância e da terceira idade.

“No momento em que o nosso concelho vai alargando e consolidando uma moderna estrutura de equipamentos sociais, é assim chegada a hora de investirmos nas acções de informação e de intercâmbio de saberes e experiências, criando condições para uma cada vez maior qualificação dos recursos humanos, num quadro aberto de inovação e modernização contínua”, assinalou Armindo Costa, Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, explicando que se trata de uma “iniciativa importante e pertinente, que aposta na qualificação dos recursos humanos, directa ou indirectamente ligados ao trabalho social”.

“Durante dois dias vamos ter reunidos em Vila Nova de Famalicão um prestigiado grupo de conferencistas do meio universitário e de várias organizações de âmbito social, de Portugal e de Espanha, para partilharem com os participantes as mais recentes orientações e práticas relacionadas com os serviços sociais para a Infância e a Terceira Idade”, acrescentou o autarca.

Particularmente destinada a educadores de infância, psicólogos, técnicos de serviço social e outros profissionais do sector social, educativo e da saúde, a iniciativa, de entrada gratuita, divide-se em dois dias de debates, apresentações e troca de experiências, centradas na infância (dia 15) e a terceira idade (dia 16).

Subordinado ao tema “Os desafios do Nosso Tempo – Família, Infância e Terceira Idade”, o Fórum Social irá abordar no dia 15 “Os novos Caminhos e Perspectivas para a Educação e a Protecção da Infância” e, no dia 16, “A problemática do Envelhecimento: de uma Prática de Remediação a uma Estratégia de Prevenção”.

Na área infantil, a iniciativa vai contar com Maria Barroso Soares, presidente do Instituto de Emergência Infantil, Luís Villas Boas, presidente do Refúgio Aboim Ascenção de Faro e Dulce Rocha, Procuradora da República e presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, entre muitos outros.

A debater os direitos e a saúde da pessoa idosa estarão, entre outros, Rocio Fernandéz Ballesteros, Catedrática da Universidade Autónoma de Madrid e João Barreto da área da Psiquiatria da Faculdade de Medicina e Hospital de São João do Porto.

As conclusões do I Fórum Social, que estarão a cargo de Filomena Bordalo, serão posteriormente publicadas em livro.

 

Data de introdução: 2005-02-16



















editorial

VIVÊNCIAS DA SEXUALIDADE, AFETOS E RELAÇÕES DE INTIMIDADE (O caso das pessoas com deficiência apoiadas pelas IPSS)

Como todas as outras, a pessoa com deficiência deve poder aceder, querendo, a uma expressão e vivência da sexualidade que contribua para a sua saúde física e psicológica e para o seu sentido de realização pessoal. A CNIS...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que as IPSS celebrem a sério o Natal
Já as avenidas e ruas das nossas cidades, vilas e aldeias se adornaram com lâmpadas de várias cores que desenham figuras alusivas à época natalícia, tornando as...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
Os mais novos não conhecerão, e por isso não temerão, a poliomelite, mas os da minha geração conhecem-na. Tivemos vizinhos, conhecidos e amigos que viveram toda a...