ESCLEROSE MÚLTIPLA

Investigadores descobrem "células traidoras"

Investigadores da Universidade de Zurique conseguiram identificar "células traidoras" que provocam a esclerose múltipla ao induzirem o sistema imunitário a atacar o sistema nervoso central, anunciou a instituição.

Trata-se de uma categoria especial de glóbulos brancos, localizados na barreira hemato-encefálica e capazes de reconhecer estruturas do cérebro que "denunciam" ao sistema imunitário como "corpos estranhos", levando-o a combatê-las. Daí resultam inflamações do cérebro e da espinal medula que levam a uma paralisia progressiva.

Os neuro-imunologistas de Zurique rejeitam por isso a teoria largamente seguida de que são células do cérebro as que agem como "traidoras", precisa um comunicado da Universidade de Zurique.

Com esta descoberta, os investigadores suíços deram um passo decisivo na luta contra a esclerose múltipla, também conhecida como "esclerose em placas", e outras doenças neurológicas como Alzheimer e os tumores do cérebro.

A etapa seguinte da investigação será manipular aquelas células para que o sistema imunitário deixe de se voltar contra o sistema nervoso central. O estudo destes investigadores vem publicado na revista Nature Medicine.

 

Data de introdução: 2005-03-06



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...