OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Universidade abre caminho a novas experiências e saberes

A Universidade Sénior arrancou um ano depois de idealizada A inauguração das instalações e a tomada de posse do reitor marcaram a abertura oficial do primeiro ano lectivo da Universidade Sénior (US) de Oliveira de Azeméis – Instituto de Cultura e Cooperação Intergeracional. 

A ideia da criação do novo estabelecimento ganhou força no decorrer de uma assembleia geral realizada a 16 de Outubro de 2003 na escola secundária Soares de Basto.

A nova escola, idealizada por um grupo de professores aposentados, foi criada oficialmente a 4 de Dezembro por escritura pública contando hoje com mais de 100 associados do município de Oliveira de Azeméis e de concelhos limítrofes.

A Câmara Municipal assumiu-se desde a primeira hora como um parceiro deste novo estabelecimento de ensino não oficial através do aluguer do edifício-sede, aquisição de equipamento e realização de obras de remodelação do imóvel.

O edifício localiza-se nas traseiras da Escola Superior de Enfermagem e está dotado com quatro salas, duas delas destinadas a aulas de arte e as restantes a actividades teóricas.

Para os responsáveis da US, o apoio da autarquia foi ‘determinante’ para a concretização do projecto que Albino Martins, vice-presidente do município, vê como ‘um espaço de encontro, convívio e troca de experiências e saberes, contribuindo para uma melhor qualidade de vida’.

A Universidade Sénior integra, segundo Albino Martins, a preocupação da autarquia por todas as questões que se prendem com a educação, a formação e a qualidade de vida da população desde o sector pré-escolar, com ‘uma rede de jardins de infância que não pára de crescer’ até ao ensino superior que já é um ‘sucesso espelhado na promissora Escola Superior Aveiro Norte e na expansão rápida da Escola Superior de Enfermagem’.

O arranque da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis foi apadrinhada pela sua congénere de Santa Maria da Feira a quem coube impor as insígnias ao primeiro reitor da nova escola, José Artur Hespanha.

 

Data de introdução: 2005-03-30



















editorial

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E SOLIDARIEDADE

O princípio da dignidade da pessoa humana é central na Doutrina Social da Igreja. Também na Social Democracia. Nesta (DSI), o princípio da dignidade deriva da convicção de que cada ser humano é criado à imagem e...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

As IPSS têm que ser espaços de inclusão
A identidade das nossas Instituições de Solidariedade Social fica posta em causa se, por qualquer razão, fizerem aceção de pessoas. A matriz solidária obriga...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Contrarreforma laboral: a precariedade nunca existiu
Desde a mudança de paradigma ocorrida com a aprovação do Código de Trabalho em 2003, os governos têm privilegiado mudanças graduais na legislação...