ANGOLA

Dinheiro da UE para combate ao vírus de Marburg

A Comissão Europeia disponibilizou uma nova verba de 1,5 milhões de euros para combater a epidemia do vírus de Marburg em Angola, destinada à compra de equipamento médico, medicamentos e água potável e formação da população. Este montante, anunciad em Bruxelas, vem juntar-se aos 500 mil euros concedidos por Bruxelas em Março e será aplicado em várias medidas, incluindo em equipamento de protecção do pessoal de saúde, fornecimento de bens de primeira necessidade como cobertores e contentores de água, medicamentos e água potável.

O dinheiro, que será gerido pela Organização de ajuda humanitária (ECHO) da Comissão, será ainda aplicado no transporte aéreo de pessoal médico e fornecimento das zonas atingidas, acções de educação e informação de emergência junto das comunidades e apoio às medidas de quarentena. "O surto desta febre hemorrágica viral rara é já o mais grave de que há memória. É também a primeira vez que foram diagnosticados casos em zonas urbanas e não há, infelizmente, um tratamento específico para a doença, mas é necessário fornecer cuidados hospitalares de apoio e técnicas de protecção do pessoal de enfermagem para evitar o contacto directo com os pacientes", justifica a Comissão Europeia.

 

Data de introdução: 2005-04-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...