MULHER

Ensino superior cada vez mais feminino

As mulheres portuguesas estão em maioria nas universidades e entre os diplomados, mas são principalmente os homens que seguem o doutoramento, a investigação ou a carreira académica, segundo dados dos Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES).

O número de alunos inscritos nas universidades revela uma "tendência para a feminização do ensino superior, tal como se verifica a nível europeu", embora em Portugal a presença de mulheres em qualquer área de formação esteja acima da média europeia, indicam os dados do OCES relativos ao período de 1993 a 2004.

No período em análise, o número total de rapazes inscritos nas universidades passou de 125.885 para 170.356. Contudo registou-se uma pequena descida relativamente ao ano 2002, em que se contabilizaram 171.235 alunos. Durante o mesmo tempo, o número de raparigas inscritas no ensino superior foi sempre maior do que o de rapazes, com essa diferença a acentuar-se gradualmente.

 

Data de introdução: 2005-05-24



















editorial

IDENTIDADE E AUTONOMIA DAS IPSS

As IPSS constituem corpos intermédios na organização social, integram a economia social e são autónomas e independentes do Estado por determinação constitucional.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Eleições Europeias são muito importantes
Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu foi escandaloso o nível de abstenção. O mesmo tem vindo a acontecer nos passados atos eleitorais europeus

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Habitação duradoura – a resposta que falta aos sem abrigo
As pessoas em situação de sem-abrigo na Europa, em 2023 serão cerca de 900 mil, segundo a estimativa da FEANTSA (Federação Europeia das Associações...