SEGUNDO A OCDE

Economia portuguesa vai recuperar em 2005

A OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico afirma que a nossa economia recuperará lentamente este ano, após a recessão na segunda metade do ano passado. 

Segundo os especialistas daquela organização, o crescimento económico português será de 0,7 por cento em 2005. Tal percentagem é inferior à de 2004, em que a expansão da nossa actividade económica foi de um por cento.

Para o próximo ano, a previsão da OCDE é mais optimista: crescimento de 2,6 por cento. Esta percentagem é superior à da média dos países com a mesma moeda, mas abaixo da dos países que fazem parte da OCDE.

De acordo com a mesma fonte, o consumo privado deve crescer 2,3 por cento no corrente ano, tal como em 2004. Consumo privado que continuou a suportar o crescimento, mas, devido a perdas de competitividade acumuladas desde 2001, o nosso sector produtivo manteve-se com perda de quota de mercado, tanto aquém como além-fronteiras.

Quanto ao investimento, a antevisão é de quase estagnação, com um avanço de apenas 0,2 por cento. Em exportações líquidas, a contribuição para o produto interno bruto talvez seja negativa em 1,3 pontos percentuais, como aconteceu no ano passado.

No entender da OCDE, a recuperação iniciada no final de 2003 durou pouco, e o impacte transitório do Campeonato Europeu de Futebol, em 2004, contribuiu para o comportamento errático da economia portuguesa.

Acrescenta que as importações a crescerem mais que as exportações fizeram o défice corrente agravar-se em 2,5 pontos percentuais.

 

Data de introdução: 2005-06-02



















editorial

TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS

Recentemente, o Governo aprovou e fez publicar o Decreto-Lei nº 57-B/2024, de 24 de Setembro, que prorrogou, até final do ano letivo de 2024-2025, a norma excecional constante do artº 5ºA, 1. da Lei nº 13/20006, de 17 de Abril, com a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A segurança nasce da confiança
A morte de um cidadão em consequência de tiros disparados pela polícia numa madrugada, num bairro da área metropolitana de Lisboa, convoca-nos para uma reflexão sobre...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
No passado dia 17 de outubro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Teve início em 1987, quando 100 000 franceses se juntaram na...