ACEPEEP

Associação insurge-se contra aumento de apoios às creches das IPSS

A Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACEPEEP) insurgiu-se contra o aumento dos apoios para creches das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com horário alargado, considerando que vai gerar mais injustiças e desigualdades.

Em comunicado a associação defende que esse subsídio deveria de ser atribuído diretamente às famílias em vez de o ser às instituições e considera que uma boa opção seria a criação de um "cheque-infância".

De acordo com um protocolo assinado no final do ano passado entre o Governo e as IPSS foi aumentada a comparticipação financeira estatal para as creches da rede social que justifiquem a necessidade de estarem abertas mais do que 11 horas.

É um subsídio que acresce à comparticipação financeira do Estado por criança, que este ano aumentou de 245,16 euros para 250,33 euros por mês e que "vem acentuar ainda mais a discriminação negativa que recai sobre grande parte da população que por motivos vários" não tem os filhos nas creches das IPSS, diz a associação.

E acrescenta que há famílias carenciadas com horários de trabalho longos que têm os filhos em colégios particulares e que por isso não podem usufruir do apoio do Governo.

De acordo com o protocolo assinado entre o Governo e as IPSS há uma comparticipação suplementar de 486,90 euros "condicionada à verificação de que o alargamento de horário corresponde efetivamente à necessidade expressa, por parte dos pais e/ou de quem exerça as responsabilidades parentais de pelo menos 30 % das crianças".

 

Data de introdução: 2015-01-22



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...