PRÉMIOS ANTÓNIO SÉRGIO 2014

Cresaçor e Cooperativa Fruta Feia recebem prémio Inovação e Sustentabilidade

A Cresaçor -- Cooperativa Regional de Economia Solidária e a cooperativa Fruta Feia são os vencedores da categoria Inovação e Sustentabilidade do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2014.

O Prémio António Sérgio é atribuído anualmente, desde 2012, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), com vista a "homenagear as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social".

Este ano, e contrariamente ao que se passou nas edições anteriores, o prémio é atribuído em quatro categorias: Inovação e Sustentabilidade, Estudos e Investigação, Formação pós-graduada e Trabalhos Escolares.

Na primeira categoria, o prémio foi atribuído ex-aequo à Cresaçor e à Fruta Feia. A primeira pelo projeto Açores+, pensado para apoiar a comercialização de produtos e serviços com origem na economia solidária dos Açores, e a segunda por reduzir o desperdício alimentar, aproveitando os produtos hortofrutícolas normalmente desperdiçados por causa do seu aspeto.

Na categoria Estudos e Investigação, o júri decidiu premiar o trabalho da Cáritas Portuguesa sobre "Estratégia para a promoção do emprego e dinamização do desenvolvimento local enquanto esteios de inclusão social", que visa contribuir para o emprego e a dinamização do desenvolvimento local.

Foi também distinguido o curso de pós-graduação em Economia Social -- Cooperativismo, Mutualismo e Solidariedade, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na categoria Formação Pós-Graduada.

Por último, na categoria Trabalhos Escolares, a CASES resolveu distinguir a Escola Profissional Mariana Seixas, em Viseu, pelos vários "projetos empreendedores, inovadores, sustentáveis e com responsabilidade social, que envolveram os alunos ao longo do ano".

Em causa projetos nas áreas da Ciência, Tecnologia ou Inovação Social, como o SmartGear -- casaco inteligente para bombeiros ou o WatterSaver -- sistema de poupança de água potável.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (MSESS), Pedro Mota Soares, e decorreu na antiga Igreja de São Julião, em Lisboa.

O homem que dá nome ao prémio, António Sérgio, foi um pensador, pedagogo e político português que viveu entre 1883 e 1969.

Nasceu em Damão, antiga Índia Portuguesa, foi ministro da Instrução Pública na Primeira República, tendo vivido no exílio, em Paris, entre 1926 e 1933.

Regressou a Portugal em 1933, altura em que se torna um dos principais defensores do movimento cooperativista e do socialismo democrático.

Segundo o site da CASES, "o nome de António Sérgio foi dado ao Instituto Cooperativo criado pelo 1º Governo Constitucional e está hoje ligado à Cooperativa de Interesse Público que o substituiu para abarcar cooperativas e realidades associativas que sempre foram seus compagnons de route, o que hoje se designa por Economia social".

 

Data de introdução: 2015-02-24



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.