APCC – ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE COIMBRA

António Marques sagra-se campeão nacional de boccia em Espinho

A consagração de António Marques como campeão nacional da categoria BC1 foi o maior destaque da participação da APCC no Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2017/2018, que se disputou em Espinho. Trata-se de mais uma extraordinária prova de longevidade daquele que é o jogador que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.
Oliveirinha, como é conhecido no mundo do boccia, é o praticante mundial mais medalhado em Jogos Paralímpicos (sete vezes nessa modalidade e uma em atletismo), somando no total quase duas dezenas de medalhas em grandes competições internacionais em representação de Portugal.
António Marques, que nasceu em Aveleira (Penacova) há 54 anos e é utente da APCC desde os 14, logrou, juntamente com o companheiro de equipa Ricardo Ferreira (BC3), o apuramento para as eliminatórias depois de uma fase de grupos em que houve bastante competitividade e equilíbrio entre os diversos atletas.
A equipa que representou a APCC integrava ainda José Miguel Morgado, Liliana Ferreira, Raquel Miranda (todos em BC3) e Diogo Sacramento (BC4).
Nota ainda para a entrega a Liliana Ferreira do troféu de campeã regional, título que havia conquistado no início de maio.
Nessa prova, a APCC conquistou 12 medalhas – três em BC1, uma em BC2 (da 2ª Divisão), seis em BC3 (quatro no primeiro escalão e duas no segundo) e duas em BC4 –, às quais se junta agora a medalha de ouro nacional de António Marques.
O Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2017/2018 teve lugar nos dias 26 e 27 de maio, na Nave Polivalente de Espinho. Participaram 84 atletas, em representação de 24 clubes e instituições, qualificados através dos resultados obtidos nos Campeonatos Regionais e das posições no Ranking Nacional de Boccia.
A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da autarquia espinhense.
O boccia é uma das várias modalidades desenvolvidas pelo Departamento de Educação Física e Desporto da APCC. Há mais de três décadas que vários atletas competem em provas nacionais e regionais em representação da instituição, com muitos títulos conquistados.

 

Data de introdução: 2018-05-29



















editorial

O TRIÂNGULO DA COOPERAÇÃO

A consciência social, aliada ao dever ético da solidariedade, representa uma instância suprema de cidadania, um compromisso inalienável para com os mais vulneráveis e em situação de marginalidade, exclusão e pobreza.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

A Política Melhor (II)
Na continuação dos assuntos abordados no meu texto anterior, reitero que vale a pena, aos dirigentes das IPSS, independentemente das suas convicções ideológicas ou...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A guerra na Ucrânia e as consequências para a Europa
A guerra na Ucrânia é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca à União Europeia desde a sua fundação. É a primeira vez, desde a última grande...