APCC – ASSOCIAÇÃO DE PARALISIA CEREBRAL DE COIMBRA

António Marques sagra-se campeão nacional de boccia em Espinho

A consagração de António Marques como campeão nacional da categoria BC1 foi o maior destaque da participação da APCC no Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2017/2018, que se disputou em Espinho. Trata-se de mais uma extraordinária prova de longevidade daquele que é o jogador que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.
Oliveirinha, como é conhecido no mundo do boccia, é o praticante mundial mais medalhado em Jogos Paralímpicos (sete vezes nessa modalidade e uma em atletismo), somando no total quase duas dezenas de medalhas em grandes competições internacionais em representação de Portugal.
António Marques, que nasceu em Aveleira (Penacova) há 54 anos e é utente da APCC desde os 14, logrou, juntamente com o companheiro de equipa Ricardo Ferreira (BC3), o apuramento para as eliminatórias depois de uma fase de grupos em que houve bastante competitividade e equilíbrio entre os diversos atletas.
A equipa que representou a APCC integrava ainda José Miguel Morgado, Liliana Ferreira, Raquel Miranda (todos em BC3) e Diogo Sacramento (BC4).
Nota ainda para a entrega a Liliana Ferreira do troféu de campeã regional, título que havia conquistado no início de maio.
Nessa prova, a APCC conquistou 12 medalhas – três em BC1, uma em BC2 (da 2ª Divisão), seis em BC3 (quatro no primeiro escalão e duas no segundo) e duas em BC4 –, às quais se junta agora a medalha de ouro nacional de António Marques.
O Campeonato Nacional de Boccia – Individuais 2017/2018 teve lugar nos dias 26 e 27 de maio, na Nave Polivalente de Espinho. Participaram 84 atletas, em representação de 24 clubes e instituições, qualificados através dos resultados obtidos nos Campeonatos Regionais e das posições no Ranking Nacional de Boccia.
A organização foi da PCAND – Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, com a colaboração da autarquia espinhense.
O boccia é uma das várias modalidades desenvolvidas pelo Departamento de Educação Física e Desporto da APCC. Há mais de três décadas que vários atletas competem em provas nacionais e regionais em representação da instituição, com muitos títulos conquistados.

 

Data de introdução: 2018-05-29



















editorial

Voltar a casa

Sucede que a falta de motivação das IPSS para colocarem a sua rede de ERPI ao serviço do escoamento das situações de internamento hospitalar inapropriado, nas condições atualmente em vigor, se afigura amplamente justificada (...)

Não há inqueritos válidos.

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

O risco de retrocesso nos apoios à vida independente
O Orçamento de Estado para 2026 foi justamente elogiado por se abster dos clássicos “cavaleiros orçamentais”, designação pela qual são conhecidas as...

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Que espero do novo Presidente da República?
Está próxima a eleição do novo Alto Magistrado da Nação. Temos mais duas semanas para que os candidatos, de forma serena, com objetividade e no âmbito dos...