PORTUGAL INOVAÇÃO SOCIAL

Cerdeira, a aldeia de xisto que vai ser montra de projetos inovadores

A iniciativa pública Portugal Inovação Social já mobilizou 12 milhões de euros em fundos da União Europeia para apoiar a implementação de 137 projetos de inovação social de norte a sul do país, conforme agora foi anunciado.
"Em 2018, estimamos disponibilizar um total de 24 milhões de euros para o financiamento de projetos ao abrigo dos instrumentos financeiros Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social", disse Patrícia Fernandes, assessora da organização.
Na próxima semana (quarta e quinta-feira), alguns dos projetos apoiados por esta estrutura vão ser apresentados no evento Aldeia da Inovação Social, que vai decorrer na aldeia de xisto da Cerdeira, em plena serra da Lousã.
"A organização escolheu a Cerdeira com o objetivo de dar prioridade à dinamização dos territórios de baixa densidade no interior do país, especialmente aqueles que foram atingidos pelos incêndios do último ano", salientou Patrícia Fernandes.
Portugal Inovação Social é uma iniciativa pública nacional, pioneira na Europa, criada para promover a inovação e o empreendedorismo social em Portugal, através da mobilização de Fundos da União Europeia, no âmbito do Portugal 2020.
Gere quatro instrumentos de financiamento que se complementam e que acompanham o ciclo de vida dos projetos: Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto, Títulos de Impacto Social e Fundo para a Inovação Social.
Os 137 projetos já apoiados até à data dividem-se por áreas como a empregabilidade, saúde, inclusão social e educação.
O projeto 10 Mil Vidas, que tem como principal objetivo prolongar o tempo de vida saudável do idoso e criar condições para que estas pessoas mantenham a autonomia para continuar a viver nas suas residências, será um dos apresentados na Aldeia de Inovação Social.
Desenvolvido pela Associação Nacional de Cuidado e Saúde, consiste num serviço de assistência disponível 24 horas, gerido remotamente numa plataforma online, que permite um acompanhamento personalizado a cada idoso por parte de familiares e cuidadores.
O programa presta apoio na localização por GPS, serviço de emergência, lembretes de saúde, gestão de medicação ou controlo de indicadores de saúde.
Durante o evento, será também realizado um campo de treino para as melhores ideias do concurso lançado pela Portugal Inovação Social em parceria com o IES - Social Business School, para encontrar ideias inovadoras para prevenir incêndios ou revitalizar áreas afetadas pelos fogos.
Nesse campo de treino, que decorre durante os dois dias, as equipas poderão encontrar as soluções necessárias ao desenvolvimento da ideia, através de formação, acompanhamento e incubação.

 

Data de introdução: 2018-06-29



















editorial

ELEIÇÕES

Com as eleições legislativas, autárquicas e presidenciais à porta, nunca é demais lembrar a importância do ato eleitoral, até porque a abstenção tem vindo a aumentar em Portugal como temos assistido nas várias...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

O voluntariado reforça a solidariedade das IPSS
A identidade das IPSS é a solidariedade. Nem todos poderão ter a mesma ideia sobre este valor humano nem a prática da mesma é igual. Até agora, não encontrei um...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

A minha migalha de consignação de IRS é para quê?
Este ano podemos consignar um por cento do nosso IRS a uma entidade de natureza social, ambiental, cultural ou religiosa, o dobro do que podíamos fazer anteriormente. Não é uma quantia...