EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO

Atividade letiva retomada dia 8 de fevereiro em regime não presencial

A partir de segunda-feira, dia 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do Sector Social Solidário, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário continuam suspensas em regime presencial mas serão retomadas em regime não presencial, nos mesmos termos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho.
A CNIS relembra a todas as instituições associadas, que, segundo o artigo 3º do Decreto nº 3-D/2021, de 29 de janeiro, que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Decreto do Presidente da República nº 9-A/2021, de 28 de janeiro, foi determinado o seguinte:
“Artigo 3º
1 — A suspensão prevista na alínea a) do n.º 1 do artigo 31.º-A do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, na sua redação atual, vigora apenas até ao dia 5 de fevereiro de 2021.
2 — A partir do dia 8 de fevereiro de 2021, as atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário, de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário são suspensas em regime presencial, sendo retomadas em regime não presencial, nos termos do disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho.
3 — Excetuam-se do disposto no número anterior, sempre que necessário, sendo os mesmos assegurados, os apoios terapêuticos prestados nos estabelecimentos de educação especial, nas escolas e, ainda, pelos centros de recursos para a inclusão, bem como o acolhimento nas unidades integradas nos centros de apoio à aprendizagem, para os alunos para quem foram mobilizadas medidas adicionais, salvaguardando-se, no entanto, as orientações das autoridades de saúde.
4 — Durante a vigência dos regimes previstos nos números 1 e 2 mantém-se em vigor, com as necessárias adaptações, o disposto no artigo 31.º-B do Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, na sua redação atual.” (disposição esta relativa ao acolhimento de filhos de trabalhadores dos serviços essenciais)”.
Decorre do exposto que, a partir de 8 de fevereiro, “embora se mantenha a suspensão das atividades educativas e letivas em regime presencial, serão retomadas as atividades educativas e letivas em regime não presencial, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do ensino básico e secundário pertencentes às instituições da rede social e solidária”.
No entanto, a CNIS alerta que, “pelo menos no que se refere aos trabalhadores docentes – professores e educadores de infância – afetos às referidas respostas, estará vedado, a partir de 8 de fevereiro, o acesso ao lay off simplificado ou ao regime de apoio à retoma de atividade”.
Por outro lado, “mantêm-se com atividades presenciais os estabelecimentos referenciados pelo Instituto da Segurança Social para atendimento dos filhos dos trabalhadores dos serviços essenciais.

 

Data de introdução: 2021-02-04



















editorial

TRATOS E ABUSOS

Todos ficámos abalados com os relatos de abusos sexuais praticados por agentes pastorais. São dilacerantes, são muitos os abusadores e são muitas as vítimas.

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Proteção de Crianças, Jovens e Pessoas Vulneráveis
Os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica têm sido uns dos assuntos mais marcantes da agenda mediática do nosso país. Nunca os erros de alguém podem ser...

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

O significado de alguns dados do último recenseamento
Em cada dez anos o Instituto Nacional de Estatística responsabiliza-se por proceder à elaboração do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da...