20 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA PARALISIA CEREBRAL

FAPPC promove seminário online de dois dias

É já dia 20 de outubro que se assinala, uma vez mais, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, uma data instituída, em 2014, pela Assembleia da República, através da Resolução n.º 27/2014.
Para assinalar a data, a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) apostou num programa exclusivamente digital, com a realização de um Seminário que começa já amanhã (dia 19).
Após a abertura formal, que estará a cargo de Humberto Santos, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, os temas a debate serão: “A Educação na Intervenção Precoce”, “Educação Inclusiva” e “Transições para a Vida Adulta”.
Já no dia 20 de outubro, durante a manhã, a “Autodeterminação: discursos na 1.ª pessoa” é o assunto em cima da mesa. Sexualidade, emprego, comunicação e mobilidade em espaço urbano são os assuntos propostos para o debate. As conclusões serão apresentadas por Abel Coentrão, jornalista do Público, e a última intervenção do painel caberá a Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Da parte da tarde – e especificamente destinado à comunidade académica –, serão promovidas várias “conversas” e “confrontos de ideias” em distintas redes sociais.
Para além disto, haverá, um pouco por todo o país, um conjunto diversificado de atividades e eventos dinamizados pelas associadas da FAPPC.
O Seminário, em formato digital, terá lugar através da Plataforma Zoom (não obrigando a qualquer inscrição prévia ou registo (o “local de encontro” será em edufor.pt/fappc), sendo que as sessões também terão transmissão em www.facebook.com/FAPPCPortugal e http://www.youtube.com/watch?v=fkqV1_cX6Bs.

 

Data de introdução: 2021-10-18



















editorial

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA E SOCIAL DAS IPSS

Para uma quantificação atualizada da importância social e económica das Instituições Particulares de Solidariedade Social em Portugal a CNIS assegurou o cofinanciamento do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE),...

Não há inqueritos válidos.

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A sustentabilidade da Segurança Social
Quando se tenta perspetivar o que pode acontecer no futuro aos sistemas de segurança social há variáveis que são mais fáceis de prever, mas também existem outras...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

Só quando for um desígnio nacional será erradicada a pobreza
Nas últimas semanas, a pobreza em Portugal voltou a ser tema de abertura em todos os medias. Esta atenção especial deveu-se a informações preocupantes emanadas de fontes...