20 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DA PARALISIA CEREBRAL

FAPPC promove seminário online de dois dias

É já dia 20 de outubro que se assinala, uma vez mais, o Dia Nacional da Paralisia Cerebral, uma data instituída, em 2014, pela Assembleia da República, através da Resolução n.º 27/2014.
Para assinalar a data, a Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) apostou num programa exclusivamente digital, com a realização de um Seminário que começa já amanhã (dia 19).
Após a abertura formal, que estará a cargo de Humberto Santos, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, os temas a debate serão: “A Educação na Intervenção Precoce”, “Educação Inclusiva” e “Transições para a Vida Adulta”.
Já no dia 20 de outubro, durante a manhã, a “Autodeterminação: discursos na 1.ª pessoa” é o assunto em cima da mesa. Sexualidade, emprego, comunicação e mobilidade em espaço urbano são os assuntos propostos para o debate. As conclusões serão apresentadas por Abel Coentrão, jornalista do Público, e a última intervenção do painel caberá a Ana Sofia Antunes, secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.
Da parte da tarde – e especificamente destinado à comunidade académica –, serão promovidas várias “conversas” e “confrontos de ideias” em distintas redes sociais.
Para além disto, haverá, um pouco por todo o país, um conjunto diversificado de atividades e eventos dinamizados pelas associadas da FAPPC.
O Seminário, em formato digital, terá lugar através da Plataforma Zoom (não obrigando a qualquer inscrição prévia ou registo (o “local de encontro” será em edufor.pt/fappc), sendo que as sessões também terão transmissão em www.facebook.com/FAPPCPortugal e http://www.youtube.com/watch?v=fkqV1_cX6Bs.

 

Data de introdução: 2021-10-18



















editorial

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

O Orçamento do Estado não era propriamente a questão, mas foi a oportunidade para dar por concluída a missão da “geringonça”… Já se previa!

inquérito

Como avalia o acordo de cooperação 2021-2022 que a CNIS assinou com o governo?

opinião

JOSÉ A. SILVA PENEDA

A pobreza em Portugal
Estatísticas oficiais da União Europeia recentemente divulgadas dizem que a taxa de risco de pobreza dos idosos no nosso País subiu de 20,2% em 2019, para 21,4% em 2020. Nas...

opinião

EUGÉNIO FONSECA, PRES. CONF. PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO

De Glasgow até às IPSS
Em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro, cerca de duas centenas de líderes e representantes estiveram reunidos, essencialmente, para verem como dar continuidade...