CNIS ESTABELECE PARCERIA COM A CHILDDIARY

Portfólio digital reduz trabalho burocrático aos educadores de infância

A CNIS e a ChildDiary estabeleceram uma parceria com o propósito de auxiliar todas as instituições com resposta social de creche e/ou jardim-de-infância a tornarem-se numa solução mais qualificada e viável para as famílias.
Assim, as IPSS com resposta social de creche e/ou pré-escolar associadas da CNIS poderão ter acesso a condições mais vantajosas e acesso a conteúdos e materiais exclusivos, entre outras vantagens.
A solução ChildDiary, criada por Vanessa Biléu, educadora e formadora da Associação Portuguesa de Educadores de Infância, em colaboração com o engenheiro informático João de Sousa, é uma plataforma que tem como objetivo apoiar os serviços de educação de infância.
A ChildDiary é um portfólio digital que facilita a elaboração da documentação exigida pelas Entidades Públicas, ao mesmo tempo que agiliza a comunicação segura com as famílias, poupando recursos e custos às instituições.
Para além da plataforma, que estará em constante evolução e atualização, a ChildDiary tem também um papel ativo ao nível da consultoria pedagógica junto das instituições. Toda a dinâmica está assente em planos de formação personalizados, bem como o desenvolvimento e a implementação de boas práticas ao nível da educação de infância.
A plataforma e as suas constantes melhorias têm por base as diretrizes da Segurança Social e do Ministério da Educação no que às orientações pedagógicas e boas práticas diz respeito.
A adesão a esta plataforma, em termos das direções e coordenações das instituições, apresenta como principais mais-valias a redução dos custos e o incremento da sustentabilidade ambiental em relação aos métodos tradicionais, que custam em média 2,50 euros por criança em termos de papel e documentação física; a uniformização da documentação e acesso imediato a todas as alterações do Ministério da Educação e da Segurança Social, para que não corram riscos quando ocorrerem inspeções; a centralização e gestão de toda a comunicação, com garantia de segurança e privacidade, cumprindo as regras do RGPD; e ainda o fator diferenciador que garante satisfação por parte das famílias.
Já para os educadores de infância, as vantagens são evidentes ao nível da facilidade de realização e organização de registos, sendo que através da ChildDiary são geradas automaticamente planificações e avaliações curricularmente fundamentadas; da redução, em média, de 22 horas por mês por educador em trabalho burocrático; da garantia de privacidade, deixando de ser necessário usar ferramentas e redes sociais pessoais; e do aumento da motivação profissional, pois sobra mais tempo para criar valor e estar com as crianças.
No que respeita às famílias, a ChildDiary também acarreta benefícios, como a criação de um canal único e centralizado de interação com a instituição; o aumento da rapidez na comunicação com a instituição e os educadores; ou ainda o acesso privado e seguro a fotos, vídeos e rotinas diárias e assim poder melhor acompanhar as vivências dos seus educandos.
Para aderir à plataforma ChildDiary, as associadas da CNIS beneficiam das três primeiras mensalidades grátis, sendo que o valor se cifra em um euro por criança por mês, valor acrescido de IVA à taxa legal em vigor, sendo o valor da mensalidade calculado de acordo com o número de crianças ativas na plataforma.
O serviço inclui formação inicial (configuração + plataforma) e formação semanal contínua (mais de 20 horas/ano que podem ser contabilizadas para horas de formação anual dos profissionais), ainda o suporte em duas horas e canal de apoio para instituições, profissionais e pais e acesso a melhorias e novas funcionalidades da plataforma.
A contratualização da solução ChildDiary não tem qualquer fidelização, podendo ser feito o cancelamento do contrato com um aviso prévio de 30 dias, e é dada ainda garantia de satisfação ou devolução do valor pago durante os primeiros 90 dias.
A propósito da época natalícia que se aproxima foi criado um e-book, que vai ajudar as equipas da infância a preparar este período festivo. Nesse e-book é possível encontrar propostas e recursos para berçário, creche e pré-escolar.
Em cada proposta encontra-se o material necessário, a proposta de organização e dinamização, bem como a intencionalidade educativa de acordo com a respetiva faixa etária, tendo por base as Experiências-Chave da Creche e as Orientações para a Educação Pré-escolar (OCEPE).
Toda a informação disponível no site da ChildDiary (childdiary.net).

 

Data de introdução: 2021-12-08



















editorial

NO CINQUENTENÁRIO DO 25 DE ABRIL

(...) Saudar Abril é reconhecer que há caminho a percorrer e seguir em frente: Um primeiro contributo será o da valorização da política e de quanto o serviço público dignifica o exercício da política e o...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Liberdade e Democracia
Dentro de breves dias celebraremos os 50 anos do 25 de Abril. Muitas serão as opiniões sobre a importância desta efeméride. Uns considerarão que nenhum benefício...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Novo governo: boas e más notícias para a economia social
O Governo que acaba de tomar posse tem a sua investidura garantida pela promessa do PS de não apresentar nem viabilizar qualquer moção de rejeição do seu programa.