VI CONGRESSO CNIS - «AS IPSS NAS POLÍTICAS SOCIAIS»

Casa cheia em Viseu para discutir a cooperação

Foi pequeno o auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu para acolher os muitos participantes no primeiro dia do VI Congresso da CNIS - «As IPSS nas Políticas Sociais».

Após as boas-vindas de José dos Santos Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Ruas, edil da cidade de Viriato, e do padre Lino Maia, presidente da CNIS, a primeira mensagem de incentivo surgiu em formato digital diretamente do Palácio de Belém, pela voz do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os trabalhos prosseguiram com a conferência «O pilar europeu dos direitos sociais», pelo antigo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

O primeiro painel da manhã acabou por ser o mais animado, fruto das intervenções de Ribau Esteves, vice-presidente da ANMP, de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, e ainda de Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, e do líder da CNIS a propósito do tema «O Triângulo da Cooperação: Estado, Poder Local e Sector Social Solidário».

Já da parte da tarde, os trabalhos versarão as questões legais, mais concretamente «Que modelos de regulação para o Sector Social e Solidário?».

Moderado por Henrique Rodrigues, assessor jurídico da CNIS, o debate contou com Domingos Soares Farinho, Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Licínio Lopes Martins, Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e ainda com o advogado José Manuel Simões de Almeida.

Os trabalhos prosseguem hoje, com o primeiro painel a debater práticas inovadoras em termos de cooperação.

 
 

 

 

Data de introdução: 2022-06-08



















editorial

O COMPROMISSO DE COOPERAÇÃO: SAÚDE

De acordo com o previsto no Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário, o Ministério da Saúde “garante que os profissionais de saúde dos agrupamentos de centros de saúde asseguram a...

Não há inqueritos válidos.

opinião

EUGÉNIO FONSECA

Imigração e desenvolvimento
As migrações não são um fenómeno novo na história global, assim como na do nosso país, desde os seus primórdios. Nem sequer se trata de uma realidade...

opinião

PAULO PEDROSO, SOCIÓLOGO, EX-MINISTRO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE

Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
No mês de junho Portugal foi visitado por uma delegação da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância do Conselho da Europa, que se debruçou, sobre a...